quarta-feira, 30 de abril de 2008

Sobrevivendo à depressão

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições. Filip. 4:6.

Certo dia, Sandra foi ao escritório do pastor e contou uma história longa e dolorosa. Nada do que fazia agradava o esposo, Joe. Ela temia o momento em que ele voltava do trabalho. Era uma mulher atraente, brilhante, mas o sentimento de rejeição a transformara em uma esposa deprimida.


O pastor visitou o Joe, e ele ficou muito surpreso ao saber que estava contribuindo para a depressão da esposa. Não percebia que ela era capaz de ler sua atitude. Então, o pastor lhe sugeriu: "Joe, gostaria que você escolhesse dez virtudes de Sandra e agradecesse a Deus por elas. Faça isso duas vezes por dia: uma pela manhã, e outra à tarde, ao voltar do trabalho."


Aquilo não parecia ser muito difícil, e sendo que seu casamento estava se deteriorando, Joe concordou. Começou a agradecer a Deus pelas virtudes da esposa, concentrando-se naquilo que o atraía. Em pouco tempo, Sandra começou a mudar, tornando-se mais alegre e afetiva. Joe continuava sendo agradecido, e Sandra desenvolvia auto-estima, saindo da depressão.


Nossas palavras têm um poder incrível. Note estas passagens do livro de Provérbios:


"A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra." Prov. 12:25. "O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra dita a seu tempo quão boa é!" Prov. 15:23. "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Prov. 25:11.


O que dizemos pode erguer pessoas que se acham abatidas. Dê-lhes esperança. Diga-lhes o quanto significam para você. As palavras podem mudar o ambiente. Experimente e comprove.


Meditações Diárias

Nenhum comentário: