quinta-feira, 17 de abril de 2008

Bento XVI nos EUA - Parte 2

Afirmando ter vindo aos Estados Unidos como amigo, o papa Bento 16 conclamou na quarta-feira os norte-americanos e seus líderes a basearem suas decisões políticas e sociais em princípios morais e a criarem uma sociedade mais justa [...]

"Eu venho aqui como um amigo, um pastor do Evangelho e um homem que nutre um grande respeito por esta vasta sociedade pluralista", afirmou Bento 16 em um discurso proferido após Bush ter dado as boas-vindas ao líder católico em uma cerimônia realizada na Casa Branca e que incluiu uma salva de 21 tiros [...]

"Aqui nos EUA, o senhor encontrará uma nação que recebe de braços abertos a influência da religião no cenário público", disse Bush [...]

O papa, em seu discurso, falou bastante sobre as raízes religiosas dos EUA. "À medida que esta nação depara-se com as cada vez mais complexas questões políticas e éticas da nossa era, tenho certeza de que o povo norte-americano encontrará em suas crenças religiosas uma fonte valiosa de idéias e inspiração", afirmou.

"A democracia só pode florescer, como perceberam os seus pais fundadores, quando os líderes políticos e aqueles a quem representam são guiados pela verdade e quando se utilizam da sabedoria calcada em princípios morais sólidos para tomar decisões concernentes à vida e ao futuro da nação", disse o papa [...] (Último Segundo)

"Em um mundo em que alguns não acreditam ser possível distinguir entre o certo e o errado, precisamos de sua mensagem para rejeitar esta ditadura do relativismo", disse Bush.

"Estou confiante em que o povo americano encontrará em suas crenças religiosas uma preciosa fonte de compreensão e inspiração para encontrar um diálogo sensato, responsável e respeitoso no esforço de construir uma sociedade mais humana e livre", respondeu Bento 16. "Deus abençoe a América." (BBC Brasil)

Ao receber hoje [16] o papa Bento XVI na Casa Branca, o presidente norte-americano George W. Bush deu suas boas-vindas ao Pontífice, dizendo que os Estados Unidos deve combater o relativismo e buscar uma lei moral comum para todos. (ANSA)

Relembrando o ensinamento do Papa João Paulo II, Bento XVI afirmou que "em um mundo sem verdade, a liberdade perde seu fundamento, e a democracia sem valores pode perder sua alma". (Zenit)

Galeria de fotos: Washington Post; Daily Telegraph 01, 02, 03, 04, 05; USA Today, Chicago Tribune.

Fonte: Minuto Profético

Nenhum comentário: