sexta-feira, 18 de abril de 2008

Bento XVI nos EUA - Parte 3

[A missa]- O Papa Bento XVI foi recebido nesta quinta-feira com entusiasmo por uma multidão de 48.000 católicos americanos que o acolheram no Nationals Park Stadium de Washington onde celebrou a primeira missa pública da viagem aos Estados Unidos. (AFP)

[Reunião não agendada]- O papa Bento 16 se encontrou com vítimas de abusos sexuais perpetrados por padres nos Estados Unidos, em um exemplo sem precedentes na história do Vaticano. Por cerca de 25 minutos, o pontífice se encontrou com um grupo de seis vítimas na Embaixada vaticana em Washington. Um porta-voz da Santa Sé disse que Bento 16 rezou com as vítimas e pelas vítimas, algumas das quais estavam em lágrimas... Após o encontro, a diretora de uma organização de vítimas de abuso, Bárbara Dorris, qualificou a reunião de "um gesto maravilhoso", mas insuficiente.

"Esperamos que a reunião tenha ajudado as vítimas a se restabelecer, e que isto as ajude em seu caminho para encontrar paz", avaliou Dorris.

"Mas nossa preocupação é que, apesar deste gesto maravilhoso, e dos pedidos de desculpa, e de saber que o Santo Padre está sofrendo, nosso temor é que ele ainda não esteja tomando medidas decisivas." (BBC Brasil)

[Encontro com líderes religiosos]- Bento XVI estimou que o diálogo entre religiões não deve se privar de "descobrir os pontos comuns e de discutir com calma nossas diferenças".

"Deixemos que outros aprendam com sua experiência, que se dêem conta que uma sociedade unida pode surgir da pluralidade do povo, se todos reconhecerem a liberdade religiosa como um direito civil elementar", insistiu Bento XVI.

"Hoje, nas salas de aula de todo o país, há jovens cristãos, judeus, muçulmanos, hindus, budistas e crianças de todas as religiões sentadas juntas, aprendendo com os outros", disse o Papa. (AFP)

Galeria de fotos: New York Times, Washington Post, USA Today, Chicago Tribune.

Fonte: Minuto Profético

Nenhum comentário: