quarta-feira, 26 de março de 2008

Tudo por Cristo

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte. Apoc. 2:11.


Filéas, executado em 306 d.C., em Alexandria, foi um exemplo de uma fé pela qual compensa dar a vida. Pertencente à classe alta, o jovem e rico Filéas servira em cargos públicos. Uma esposa e filhos davam-lhe muita alegria. Embora tornar-se cristão significasse pôr tudo em risco, alegremente ele assumiu esse risco. Após sua prisão, o prefeito romano do Egito tentou fazê-lo negar sua fé:


"Liberte sua mente dessa loucura", apelou o mandatário.


Filéias respondeu calmamente: "Nunca estive louco, e continuo muito bem da cabeça."


"Muito bem", replicou o prefeito. "Então, ofereça um sacrifício aos deuses." Filéas respondeu que só ofereceria sacrifício ao Deus verdadeiro.


"Que tipo de sacrifícios o seu Deus gosta?", perguntou a autoridade.


"Pureza de coração, uma fé sincera e a verdade", foi a resposta.


Durante todo o interrogatório, diante do juiz, e tendo a família chorando atrás dele, Filéas testemunhou eloqüentemente de sua fé.


Quando outra vez foi pressionado a desistir, Filéas disse: "O Salvador das almas é Jesus Cristo, a quem sirvo nessas cadeias... Já pensei bastante sobre minha situação, e estou determinado a sofrer por Ele."


Pouco depois, Filéas foi decapitado. Pessoas como ele nos desafiam a ser fiéis ao evangelho, a voltarmos à fé dos crentes do Novo Testamento, à dedicação dos discípulos, à inamovível fé dos mártires. O cristianismo atual parece cômodo, sem cruz, e custa muito pouco. É fruto de uma fé superficial que promete saúde, riqueza e status aos seus seguidores. Porém, embora ofereça vida abundante (João 10:10), o Mestre também oferece cruz: "Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me." Mat. 16:24.


Jesus é a pérola de grande preço (Mat. 13:46). Compensa sacrificar qualquer coisa por Ele. Seu valor incalculável, Seu amor insuperável e Seu inestimável encanto fazem nosso sacrifício empalidecer de insignificância.


Meditações Diárias - Mark Finley

Nenhum comentário: