quinta-feira, 20 de março de 2008

Levante-se e prossiga

Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz. Miq. 7:8.


No dia 7 de maio de 1824, um talentoso compositor regeu a primeira apresentação da Nona Sinfonia, em um teatro de Viena. O programa foi recebido com entusiasmo. Aquele homem parecia colocar muita emoção em sua música, que soava apaixonante. No final de um dos movimentos, a audiência irrompeu em um sonoro aplauso. Mas o maestro continuou de costas para o público, calmamente virando as páginas da partitura, até que uma contralto lhe apontou o auditório. Só então, Ludwig van Beethoven, já totalmente surdo, voltou-se e curvou-se agradecido.


Ele não podia ouvir os aplausos, nem o que estava regendo. Mas a sinfonia inteira estava em sua cabeça, e ali estava ele, dando-lhe uma expressão dramática e gloriosa.


Beethoven tinha uma boa razão para apreciar aquela noite de glória. De certa forma, ele vinha compondo contra o seu passado, tornando o que era feio e desapontador em algo de extrema beleza. Talvez ele se lembrasse de uma noite, anos atrás, quando já dormia calmamente e seu pai chegou em casa bêbado com um amigo, acordando-o com violência e obrigando-o a levantar-se para tocar piano a fim de entretê-los.


O pai de Beethoven era duro e cruel com o filho. Um amigo de infância do compositor relembra que ele freqüentemente era espancado e obrigado a estudar piano. Há quem atribua parte da surdez de Beethoven ao abuso que sofreu na infância. Sua música não é sempre doce e leve. Ela também é ribombante e saudosa. Beethoven teve razões para nutrir raiva e ressentimento; mas valeu-se da música para expressar positivamente seus sentimentos.


Deus está conosco, quando tropeçamos ou caímos por causa dos nossos próprios erros ou de decisões alheias. Uma família problemática, um chefe opressor, amigos traidores, doenças ou dívidas podem nos abater, mas a Palavra de Deus é infalível: "Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei." Miq. 7:8. Em Seu poder você pode erguer-se e alegrar-se todos os dias.



Meditações Mark Finley 2006

Nenhum comentário: