terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Obama e a Igreja Católica

O novo presidente dos Estados Unidos está mantendo, inicialmente, uma posição bastante independente em relação à Igreja Católica. Aliás, independente em relação a qualquer igreja, à dele mesmo e inclusive em relação à Bíblia. Ainda fica difícil dizer qual será a sua participação na união das igrejas cristãs entre si, e destas com as demais confissões religiosas. Essas alianças foram apoiadas por Bush, principalmente mais para o final de seu governo.

Obama, por exemplo, apóia abertamente a legalização do aborto, que assusta a Igreja Católica. Ele também parece ser favorável à causa dos homossexuais, pois um pastor gay foi convidado para estar em sua posse. É favorável às pesquisas com células tronco, que os líderes católicos não desejam. Ele também ridiculariza a Bíblia em seus pronunciamentos. Diz que vai governar para todos, não só para certos grupos.

Isso pode ser uma estratégia inicial para acumular poder. Ou seja, quem deseja aliar-se com ele, precisa negociar, e ele está assim, acumulando pontos de negociação. A sua estratégia é nitidamente na linha chamada progressista, que se posiciona contrário aos conservadores.

Portanto, não está fácil perceber qual será a sua linha em relação à tendência global de unificação das igrejas. Porém, algo é certo, se ele perceber que isso lhe pode dar muito poder sobre o mundo, por certo irá apoiar, e ao a Igreja Católica perceber que ele pode ser um parceiro poderoso, talvez continue a aliança que vinha consolidando com Bush, mas se mantenha mais discreta em relação aos pontos divergentes com Obama.

Mas, precisa-se prestar atenção. Talvez o Obama, ao menos por enquanto, seja um entrave à velocidade da unificação das igrejas no mundo, prioridade de Bento XVI. Talvez ele seja um instrumento para dar tempo maior de liberdade para que a proclamação do evangelho eterno possa respirar e atuar com liberdade por mais um pouco de tempo. Isso justamente agora que a Igreja Adventista já começou a pregar com vigor a iminente vinda de CRISTO, e o quanto é importante obedecer a sua Palavra, bem como entregar-se a Ele como fazem as crianças em relação a seus pais.

Mas atenção, nesses nossos dias turbulentos, como já pudemos observar, a situação pode mudar de um dia para outro. Basta, por exemplo, que algo inusitado aconteça. Como em 2008, a crise imobiliária americana estourou em questão de dias), e a situação política pode se alterar radicalmente. Estamos vivendo em dias que podem surpreender de um momento para outro. Vamos acompanhar os atos e a postura do novo presidente, para sabermos melhor qual a sua linha de estratégias quanto a fé em geral.

De um modo amplo, não específico, parece o seguinte: se a fé e as igrejas, servirem para seus planos, ele tirará proveito delas sem dor em sua consciência. E poderá fazer isso quando desejar. Ou seja, ele, desde o início, pela sua posição, se revestiu de poder pessoal. A sua posição requer que, quem deseja algo dele, que vá submisso buscando o seu favor. Ele sabe que tem o poder das urnas, o poder da aclamação global, e ainda cria o seu próprio poder pessoal. Ele tem jeito de ser o chefe do mundo, e dar poder à besta se desejar, ou quanto isto for conveniente, ou, quando as condições o exigirem.

Fonte - Cristo Voltará

Nenhum comentário: