sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

O mundo vai acabar em 2012?

A revista Mundo Estranho deste mês traz como título de capa "As profecias do fim do mundo". A reportagem mostra algumas profecias que tratam do assunto, entre as quais a que está se tornando famosa pelo fato de supostamente anunciar o fim para o ano 2012: a profecia do calendário maia. Mas a coisa não é bem assim. Na verdade, quem acaba em 2012 é o próprio calendário maia. O resto - colisão de meteoros e planetas com a Terra, previsões de "paranormais" sobre o fim do mundo naquele ano, etc. - é pura especulação. A "profecia maia" já tomou grande proporção na internet pelo mundo afora com milhões de pessoas acreditando que o mundo vai acabar em 2012. Bom seria, mas comumente o que ocorre é que, depois que o fim não vem, muita gente desanima e perde a fé.

"O calendário de conta longa é apenas um entre os vários que os maias usavam. Assim como os nossos meses, anos e séculos, ele se estrutura em unidades de tempo cada vez maiores. Cada 20 dias formam um 'mês', ou uinal. Cada 18 uinals, 1 tun, ou 'ano', cada 20 tuns faziam um katun e assim sucessivamente. Enquanto o nosso sistema de contagem de séculos não leva a um fim, o calendário de conta longa maia dura cerca de 5.200 anos e se encerra na data 13.0.0.0.0, que para muitos estudiosos (não há um consenso a respeito) corresponde ao nosso 21/12/2012. Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo naquele dia. 'Os povos ameríndios não tinham apenas uma concepção linear de tempo, que permitisse pensar num fim absoluto', diz Eduardo Natalino dos Santos, professor de história da América Pré-hispânica da USP. 'Em nenhum lugar se diz que o ciclo que estamos vivendo seria o último.' A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário se reiniciaria. Assim como, para nós, o 31 de dezembro é sucedido pelo 1 de janeiro, para eles o dia 22/12/2012 corresponderia ao dia 0.0.0.0.1", explica a revista Galileu.

Muitas profecias "furaram" no passado. Uma "lenda evangélica" dizia: "Mil passará, dois mil não passará." E passou... Centúrias de Nostradamos igualmente falharam (mas são tão vagas que acabam sendo reinterpretadas. De minha parte, prefiro ficar com a Bíblia que nunca errou um prognóstico em suas profecias precisas e detalhadas. Ela diz: "Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe" (Mt 24:36); "Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Lc 12:40); "Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela Sua exclusiva autoridade" (At 1:7).

Fonte: Criacionista
.

25 comentários:

Unknown disse...

prf@webjoi.eti.br
Queridos irmãos... Fiquei mais tranquilo com o que li aqui. Recebi um material de um amigo da empresa, e fiquei imaginando mil e uma bobagens... Mas, a Bíblia deixa claro... Se ela diz que ninguém sabe, é porque ninguém sabe. Mas uma coisa me deixou com a pulga atraz da orelha.. Esse calendário começou com uma provável data do dilúvio? (em 3113 AC). 3113 AC não é mais ou menos o ano em que Deus inundou o planeta?

Bruna disse...

Oie Claudionir tudo bem??

Eu li o seu comentário, e referente o ano de 3113 AC em que Deus inundou a Terra, aconteceu o seguinte, não me recordo da passagem da biblía porém Deus fez uma aliança com Noé dizendo "A Terra nunca mais acabara em água..." e essa aliança é o arco íris que vemos hoje, pois você sabe que esse fenômeno se origina do reflexo da água com o Sol, por isso mesmo, nunca mais se acabara em água, fique tranquilo. Minha vó me conta que desde a época que ela era pequena diziam que o mundo irá acabar, e nunca acabou certo? ela conta também que na biblía diz que nem Jesus Cristo filho de Deus sabe quando tudo acabará, então quem somos nós para adivinhar e fazer suposições ridiculas que só serve pra deixar as pessoas em desespero e com a fé fraca, crêe em Deus pois só ele salva, ele não é um Deus cruel como esse povo mostra mas sim um Deus de misericórdia.

Espero que eu tenha ajudado.

Beijos!!!

Unknown disse...

Todos que crer em Cristo como Salvador de suas vidas, crer também que serão arrebatados, então, não motivos de desespero quanto ao fim do ano. Outra esperança é que a Bíblia nos ensina que esse dia é exclusivo a Deus Pai e Ele não revelou a ninguém. Meus amados apenas se preparem... pois Cristo vai voltar. At 1:11; Jo 14:1-3 (pastorjosewelington@gmail.com
Pr Etinho (Igreja Bíblica)

gaby disse...

eu tenho 13 anos mais adoro estudar a biblia eu sei sobre a promessa que deus fez a noe e nao acredito muito na profecia maia mesmo assim as veses fico com medo ela nao diz que o mundo ira acabar mais sim que uma grande parte da humanidade ira se acabar e iram sobreviver poucas pessoas: bem e o seguinte eles dizem que o mundo ira "acabar" com disturbio solares e que o 5 disturbio ira acontesser no ano 2012 se hove outros disturbios e eles sobreviveram conserteza nos podemos sobreviver acreditando muito em deus tendo muita fe deus nos mesmo e rezendo muito.

gaby disse...

E EM NOS MESMOS TA DESCULPE

Darlon E. Stadnik disse...

Perfeita interpretação do assunto! Parabéns. Eu acrescento que, se 2012 será o fim do mundo, pra nós cristãos isso significa o Juizo Final, e pra acontecer isso, deveria ser precedido de 7 anos de tribulação e antes da tribulação o arrebatamento, ou seja, o arrebatamento teria acontecido em 2005. E certamente não ocorreu!
Graça e paz a todos!

Darlon E. Stadnik - stadnik_d@hotmail.com

Anônimo disse...

OLA IRMÃOS
TODA ESSA POLEMICA ESTA CHEGANDO A NÓS EM FUNÇÃO DE UM FILME MALIGNO QUE SERA LANÇADO ANO QUE VEM E COMO HOLLIWOOD ADORA FAZER DINHEIRO USANDO POLEMICA A PRODUTORA DO FILME FEZ UM SITE (MUITO BEM BOLADO) COM VARIAS MATERIAS SOBRE O CALENDARIO MAIA E SOBRE AS "PROFETADAS" DO FIM DO MUNDO
SEI DE UMA COISA COMO CRENTE E COMO ECOLOGISTA:
O MUNDO NÃO VAI ACABAR, O HOMEM VAI ACABAR COMO MUNDO E CMO A NATUREZA SE NÃO REVER SEUS MEIOS DE PRODUÇÃO QUE ESTAM DESATUALIZADOS.

Anônimo disse...

galera de Deus !!!
tudo pode acontecer
a biblia diz q vai aver falsos profetas e tb quem tava falando q o mundo n vai acabar em aguas aff galera quando Deus fez a promessa a noé disse q n ia acabar em agua se cai um meteoro no oceano ele n vai acabar com o planeta em agua o metero vai jogar agua nas cidades etal + n vai acabar em agua + sim em uma grande explosão q acho q n vai dar tempo nem de ver a agua nos molhar rsrsrsr emagina se o sol cai na terra aff quero nem pensar n tem com q se preucupar temos q ficar firmes em jesus poes nunca sabemos quando ele vira.

Anônimo disse...

Naum cabe agente dizer em que horas, dia, ou mesmo, o ano em que omundo vai acabar.
Devemos nos santificar e esperar pela vinda do filho de Deus.
Devemos nos colocar no caminho da santificação e esperar por Ele.
Só o Pai sabe quando acabará o mundo.
Eu naum to preocupada com o fim dos dias, só vou me consagrar, pois quando Ele vir, eu estarei pronta.
Querem uma dica, leitor: "SE CONSAGRA, QUARDE OS SEUS CAMINHOS, POIS O SENHOR VIRÁ EM BREVE ELE VEM. SE PREPARA" obrigada amigos.

Anônimo disse...

Nao seis c vc percebem mas esta escrito na bíblia (Mat 24/26) diz q acontecera apos a vinda do filho do homem, o problema q ele ja veio e faleceu a ums 30 20 anos,2012 é real nao como fim do mundo mas sim como uma nova evoluçao...

alison disse...

ola,galera siliga,deus esta de volta,sii prepara pq os 7 dias de noite de escuros vai acontecer segundo os mais melhos.

Unknown disse...

alison-brito@hotmail.com

Anônimo disse...

Em nenhum momento a profecia maia, fala sobre o fim do mundo, fala sobre o fim de uma era e o começo de outra, o fato que causa espanto é que várias religiões por mais diversas que sejam, citam 2012 em suas escritas milenares, a história é longa! pelo que eu pesquisei acredito que ocorrerão fenomenos cosmicos incriveis, ja que as religiões se baseavam e se orientavam pelos astros (que alias foram criados para isso segundo genesis) todas citam o céu o espaço o sol e etc para 2012...

daigra disse...

Oi meus irmão sinceramente eu não acredito que o fim do mundo vai acontecer em 2012,por se fosse assim a biblia não falaria do anti-cristo e das tribulações que ainda estão por vi,sei que preciso me consagrar mais e esperar a vinda de Jesus.Mas siceramente o que eu tenho muito medo,é de um dvd que vi falando sobre( OS LUMINARTES)fiquei muito assustada com o que vi.sera que todo aquilo é verdade?pois se for vai se muito triste as cenas daquele caixões parecem ser reais.ah! e a vacina da gripe suina que dizem que foi criada para diminuição da população sera que é verdade,pois tomei a vacina!se alguem tiver alguma opinião repondam obrigada!!

lucas disse...

nossa gente fiquei bem mais tranquilo a ler oque vi aqui, obrigado a vocês tenho 17 anos e sempre temi por aqueles boatos de fim do mundo em 2012 e todas as catastrofes que iriam dissima a humanidade, agora percebi que só deus sabe quando irá acabar mesmo, confio que o ano de 2012 será como qualquer outro normal, claro que irá acontecer fenomenos naturais como todo ano, mais fim do mundo e dissiminação da humanidade não irá acontecer estou muito mais tranquilo agora vlw, fiquem com deus.

Anônimo disse...

Eu sinceramente nem sei em que acreditar...Não imagino se seje verdade,Ou se tudo isso seje mentira...Mais confesso que estou com muito medo....so de imaginar o sofrimento e o fim do Mundo...sériao cenas horriveis....eu espero realmente que essa historia toda seje mentira...e Adorei o post...foi muito interessante e até me deixou mais aliviada..e mais segura que antes ..Belo trabalho pessoal....obrigada =*

Anônimo disse...

Olá galera!!!
Tenho 12 anos, mas inteligência o suficiente para saber que existem inúmeros calendários como esse, poderiam ter feito um filme de qualquer um, mas escolheram esse. Se não fizessem, nós nem saberíamos da existência do mesmo.
Espero ter ajudado
Flw
xau
blz
fui
bjs
etc...

Anônimo disse...

Vá lá um excelente artigo, já nao parava de ler barbaridades alarmistas de incultos e seguidores de pastores de má fé! Congratulo a excelente publicação!

LUIZ CARLOS disse...

Ahhhh!!!!! Então Jesus vai voltar antes do dia 21 dos 12 de 2012!!! Gente sério mesmo estou com muito medo!!! Esses caras sao meio que espertos!!. Ai meu Deus do Céu!!!. Se for realmente acontecer. quero morrer antes!!!

Anônimo disse...

Gente de pouca fé...creem em Deus e serás salvos.

Anônimo disse...

gente o mundo nn vai acabar agora ! pode ter certeza disso .. pois SO DEUS SABE QUANDO IRA ACABAR NEM O PROPRIO JESUS SABE !! SE TIVER ALGUMA DUVIDA É SO LER A BIBLIA ... SO TEM ALGUEM ACHANDO QUE VAI ACABAR EM 2012 É PQ NN SABE NDS DA BIBLIA ! ESSA GENTE QUE FICA FALANDO ISSO DIVIA TOMAR VERGONHA E PASSAR TER MAIS FÉ EM DEUS O NOSSO UNICO SALVADOR . DEUS E JESUS NOS AMA E NUNCA IRA DEIXAR NOS . ENTÃO É ISSO PODE FICAR TRANQUILO O MUNDO SO VAI ACABAR QUANDO O NOSSO SALVADOR QUISER !!!!!! QUE FIQUE CLARO ISSO

Anônimo disse...

a BÍBLIA diz que o filho do homem virá em uma hora em que ninguém sabe, e que nem os anjos sabem,somente o sabe Deus, nosso Pai. Deus deu sabedoria suficientemente ao homem para que ele pudesse contar os dias, os meses e os anos, porém, por mais que profecias sobre o "fim do mundo" sejam fundamentadas não passam de especulação humana.
Além do mais a bíblia tbm diz para orar e vigiar pq não sabeis a hr em que há de vir o filho do homem. Se realmente houvesse uma data que determinasse o fim do mundo não teria razão para vigiarmos, as pessoas poderiam viver como quisessem da forma que quisessem e qnd se aproximasse a data elas concertariam suas vidas...bem, mas o que a bíblia diz é que muita gente será surpreendida. No entanto, sabemos...não existe data estabelecida, devemos estar com nossas vidas preparadas a todo o tempo...

Anônimo disse...

jose willams @ hotmail.com.br

o mundo quem diz que vai se é deus não tem homem ná terra que sabe quando ia data no dia que ele qui ser ele vai i acaba eu acho que é assim

Anônimo disse...

josewillams@hotmail.com.br

o mundo quem diz que vai se é deus não tem homem ná terra que sabe quando ia data no dia que ele qui ser ele vai i acaba eu acho que é assim

Anônimo disse...

gente temos que ter fe em deus, a vinda de cristo esta proximas e so serao arrebatados os escolhidos. e com certesa os que estao ai no mundao sem a presença de deus com certesa sofreram as concequencias de suas escolhas por tanto pense muito bem