terça-feira, 26 de agosto de 2008

O vice de Obama



Escolha de Biden como vice de Obama é elogiada no exterior

Por desafiar a Rússia e ter interesse em questões ambientais, a escolha pelo senador de Delaware Joseph Biden para ser o candidato de Barack Obama à Vice-Presidência dos EUA foi vista no exterior como uma adição de peso e profundidade à política externa de uma possível administração Obama.
...
Em Acra, Gana, especialistas reunidos na convenção de mudança climática da ONU disseram que Obama está mandando um forte sinal de mudança na política externa do atual presidente George W. Bush, que muitos vêem como desastrosa no que se refere à luta contra o aquecimento global.

A nomeação de Biden causou furor na conferência da ONU em Acra, onde delegados de 160 países trabalhavam em um sucessor para o Protocolo de Kyoto, o tratado de 1997 que regulava as emissões de carbono e foi rejeitado pelo presidente George W. Bush logo após assumir o governo.

A escolha de Biden "é um bom sinal para essas negociações", disse Angela Anderson, diretora da campanha contra o aquecimento global do grupo ambientalista PEW. "Eu estou entusiasmada", afirmou.

Biden, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado americano, propõe leis para conter o aquecimento global desde a década de 1980, e é um apoiador agressivo de esforços, nos EUA e no exterior, para limitar as emissões de carbono e outros gases causadores do efeito estufa.

"A maneira mais rápida e fácil de demonstrar uma mudança na política externa seria na questão do aquecimento global", afirmou David Goiner, integrante do conselho de defesa dos recursos naturais".

Fonte - Folha

Obama apresenta a Biden
...
Os analistas assinalam que a maneira como Obama busca equilibrar sua proposta eleitoral ao levar a candidato a vice-presidente um legislador experimentado e bem posicionado em temas internacionais e defesa.

Por outra parte, a origem enraizada nas classes trabalhadoras e o ambiente católico do qual provêm o senador por Delaware poderiam ajudar Obama a ganhar o voto crucial dos setores obreiros de raça branca em estados chaves como Pensilvania e Ohio.
...
Fonte - BBC

Nota DDP:
Ponte interessante esta realizada por Obama. Um vice com raiz em questões ligadas aos trabalhadores (lembro que continua no forno a próxima encíclica social do Vaticano), aos católicos (a conexão é óbvia, mas não se deve esquecer da força que se pretende buscar nesta faixa do eleitorado americano) e, para fechar o ciclo, alguém inteiramente conectado à questões ambientais. Não se perca de vista a enigmática afirmação de Obama que encontrou um vice "preparado para ser presidente".

Nenhum comentário: