domingo, 25 de abril de 2010

O ambiente

Lição 522010


Sábado à tarde

Ano Bíblico: 2Rs 9–11


Verso para Memorizar: “Ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” (Salmo 24:1).

Leituras da semana: Gn 1–2:7; 2:18-24; 3:7, 17-19; Sl 24:1; Mt 25:34-46; Mc 2:27, 28; 3:4

O Criador passou os primeiros cinco dias da semana da criação preparando o ambiente para os que viriam a seguir. Ele pôs Adão e Eva em um jardim (Gn 2:8, 15) e lhes deu a supervisão sobre todas as criaturas terrestres. Isso lhes ofereceu a oportunidade para estudo, prazer e desenvolvimento como representantes de Deus na Terra. O sábado selaria sua relação com Ele.

O pecado mudou o plano de preferência de Deus. O ambiente se tornou hostil. A luta difícil substituiu o trabalho aprazível. O egoísmo passou a ditar as regras. A exploração dos recursos da Terra começou e continua até hoje. As florestas foram derrubadas. Os cursos d’água foram mudados, e a poluição se tornou excessiva. A riqueza da terra foi desperdiçada de maneira impensada. A luz solar, embora seja importante para a saúde, pode se tornar inimiga da saúde se a recebermos em demasia. Através de tudo isso, o mundo ainda sustenta nossa existência aqui, apesar de abusarmos infinitamente do Planeta.

Prévia da semana: Nosso ambiente é um dom de Deus, assim como a vida em si; desse modo, temos uma responsabilidade para com ele.


Domingo

Ano Bíblico: 2Rs 12–14

Criando o ambiente

Algumas teorias hoje descrevem a criação da Terra e da vida que aqui existe como nada mais que um acidente, nada mais que a criação casual de forças amorais que, com o passar do tempo e sem qualquer intenção, trouxeram à existência a Terra e toda a vida que nela há. Em contraste, a Bíblia apresenta um quadro radicalmente diferente de nossa origem. O contraste entre o modelo irreligioso e despropositado de nossa origem, como expressa pela teoria da evolução, e o relato da criação pelo livro de Gênesis não pode ser mais distinto. Em seu cerne, essas duas visões são incompatíveis.

1. Como os atos de Deus na semana da criação prepararam o caminho para o ato de coroamento da criação de homem e mulher? Em que pontos a criação dos seres humanos é diferente do restante da criação? Gn 1; 2:1-7

Vamos pausar por um momento na cena do Deus criador trabalhando na criação do homem e da mulher. Primeiramente, Ele formou Adão no solo; aqui estava Deus, o escultor. Então, quando tudo já estava pronto, Ele Se curvou e soprou Seu próprio fôlego na forma expectante de Adão. Deus, o doador da vida, trouxe Adão à vida. Que quadro maravilhoso de nosso Deus em ação!

Mas isto não é tudo. Ele Se tornou o Deus cirurgião quando tomou uma costela de Adão e formou Eva para ser a companheira de Adão e mãe da humanidade. Ela devia se erguer a seu lado nesse ambiente perfeito (veja Gn 2:18-24). Então, Ele pôs esses seres, novinhos em folha, no lugar de beleza e maravilha que havia anteriormente tomado tempo para preparar.

Deus forneceu o ambiente mais saudável para Adão e Eva. A tranquilidade da verde folhagem, a cor das flores e frutas – tudo combinava para fazer o lar ideal para eles. O Senhor não havia planejado uma vida de ociosidade para nossos primeiros pais. Eles deviam trabalhar no jardim e cuidar dele. Assim, eles encontrariam satisfação e prazer. Aprenderiam mais de Deus no que viemos a chamar de “segundo livro de Deus, a natureza”.

Leia novamente o relato da criação em Gênesis 1 e 2. O que encontramos ali que nos sugere a ideia de que, como seres humanos, devemos ser bons mordomos da Terra?


Segunda

Ano Bíblico: 2Rs 15–17

O ambiente do sábado

É interessante pensar que mesmo com todo o trabalho da criação, Deus não Se contentou até haver criado o dia de sábado. Que contraste! Todo o trabalho de criar o mundo, os animais, os mares, a grama e, finalmente, humanidade – e então, como ato final, o descanso.

2. Que podemos ler nas entrelinhas pelo fato de o próprio Deus ter descansado no dia de sábado? Gn 2:2, 3

O próprio Deus, no papel de Criador, guardando o sábado? Essas são as profundas raízes do sábado! Quaisquer que sejam as implicações dessa ideia, uma coisa é certa: o sábado veio de Deus muito antes de existirem a nação e o povo judeu.

Enquanto isso, o sábado nos fornece a oportunidade de concentrar a atenção no Criador, Seu amor e cuidado por Suas criaturas de uma forma que de outra maneira não seria facilmente disponível a nós. Ajudou a estabelecer um limite para o trabalho, mesmo em um tempo em que o trabalho era relativamente fácil e produtivo.

Depois que o pecado entrou e o trabalho se tornou muito mais difícil e cansativo (Gn 3:17-19), esse limite no trabalho e o chamado para que nos lembremos do Criador se tornou ainda mais importante. Como memorial da criação em si, ele deve nos ajudar também a considerar nossa responsabilidade para com o mundo criado.

Com o passar dos séculos, o verdadeiro significado do descanso sabático se perdeu em um amontoado de regras e regulamentos que afastaram os pensamentos do povo do verdadeiro significado e valor do sábado.

3. Qual era o entendimento de Jesus a respeito do sábado? Mc 2:27, 28; Mc 3:4

Cristo restaurou o significado do sábado para aquilo que Deus pretendia originalmente. Ele mostrou que Deus considerava o dia como um tempo para fazer o bem, buscar o avanço de Seu reino e servir a todos.

Como a guarda do sábado pode e deve nos ajudar a entender melhor este mundo criado como um dom maravilhoso que nos foi dado, e como pode e deve nos ajudar a entender melhor nossa obrigação de zelar por ele?


Terça

Ano Bíblico: 2Rs 18, 19

Mudanças no ambiente depois do pecado

4. Qual foi a primeira indicação a Adão eEvadeque seu ato de comer o fruto proibido tinha consequências? Gn 3:7, 17-19

Com a entrada do pecado em sua vida, Adão e Eva enfrentaram algumas sérias consequências. Primeiramente, como Ellen White escreveu, a roupa de luz que os cobria desapareceu. O ambiente que os revestia mudou. O ambiente do mundo vegetal também mudou. Cresceram espinhos e cardos. O solo endureceu. E, pior de tudo, agora havia a entrada da morte, algo que eles nunca deveriam ter conhecido.

De repente, o ambiente maravilhoso que tinham para apreciar passou a apresentar um novo padrão, e lhes trazer novos desafios, os quais, com o passar do tempo e nas gerações subsequentes, só se tornaram piores. Enquanto isso, os seres humanos começaram a explorar a Terra, frequentemente buscando o próprio lucro e glória.

5. Como a humanidade passou a considerar a criação? 1Rs 10:14-22

Além da exploração, decadência, perda de sentido e morte passaram a afligir todos os povos a ponto de podermos considerá-los parte natural do ciclo da vida. Mas não era assim no princípio e não está no plano final de Deus. A mordomia da Terra por parte da humanidade foi transformada em exploração, pois os gananciosos procuram tirar da Terra tudo o que podem, não importando as consequências.

A poluição do ar e da água, a contaminação do solo, a presença de novos e pavorosos agentes de doença, tudo aponta para o envelhecimento da Terra e a crescente necessidade de renovação. Cada vez mais países procuram se desenvolver, e os países desenvolvidos procuram manter seu padrão de vida, e a humanidade enfrenta desafios de saúde que podem ser perversos por causa dos danos ao ambiente.

Anos atrás, um líder político fez uma declaração a esse respeito: “Não temos que nos preocupar com o ambiente porque Jesus vai voltar logo.” Qual é a lógica desse argumento? Como você responderia?


Quarta

Ano Bíblico: 2Rs 20, 21

Nossa responsabilidade sobre o ambiente

6. No relacionamento com o mundo que nos cerca, que princípio deve dirigir nossas ações? Que significa isso? Sl 24:1

Precisamos começar nos lembrando do senhorio de Deus sobre a Terra. Não somos livres de responsabilidade perante Ele e Sua criação. Não só a Terra é Sua, mas as pessoas – nós e todos os demais. Temos responsabilidade diante dEle pelas outras pessoas, bem como com o restante da criação terrestre. Podemos preservar os recursos.

Um exemplo é a água. Podemos ser criteriosos no uso da água. Podemos apoiar esforços para fornecer água limpa aos que não a têm. Em certas partes do mundo, a falta de água limpa é um problema muito sério, levando a uma tremenda perda de vidas.

Podemos adotar a alimentação que o Senhor designou para nós. Se mais pessoas optassem pela alimentação vegetariana, haveria mais alimentos para todos, porque são necessários muito mais recursos naturais para sustentar uma alimentação cárnea do que para a vegetariana.

Podemos cuidar das plantas e árvores pelas quais temos responsabilidade. Isso ajudará a manter limpo o ar.

Tanto quanto possível, devemos procurar reduzir o nível de emissões de carbono, que está se tornando uma preocupação crescente no mundo inteiro devido ao impacto potencialmente perigoso para o ambiente.

Sendo bons mordomos da Terra, buscando preservar o ambiente, não acumulando recursos naturais para nós mesmos, estando dispostos a compartilhar com outros a partir de nossos próprios recursos (se tivermos isso), podemos melhorar a vida diária dos que precisam de nossa ajuda. Como cristãos, que professam seguir o Senhor Jesus, temos a obrigação de ajudar os necessitados.

7. Como a mordomia da Terra pode cumprir nossa responsabilidade diante do pedido de Jesus? Mt 25:34-46. Que outros versos você pode mencionar que também se aplicam a esta questão?


Quinta

Ano Bíblico: 2Rs 22, 23

Adoradores do Sol

Só à luz da eternidade seremos capazes de perceber completamente o impacto negativo do pecado sobre o ambiente. É difícil imaginarmos como deve ter sido este mundo e quão perfeitamente adaptado a toda vida estava o ambiente para nossos primeiros pais.

Evidentemente, o pecado não afetou a Terra, apenas. Ele atingiu também os seres humanos. Entre os impactos negativos do pecado sobre os seres humanos estão a degeneração da idolatria, que se manifestou (entre outras formas) na sua adoração e serviço a “coisas e seres criados” (Rm 1:25, NVI) em lugar do Criador.

8. Que costume existia já nos tempos bíblicos? 2Rs 23:5; Jr 8:2; Ez 8:16. De certa forma, por que teria sentido adorar o Sol?

Uma coisa que podemos saber com certeza sobre o ambiente da Terra hoje é que a luz solar, embora seja muito importante para a saúde, pode ter efeitos extremamente danosos se ficarmos demasiadamente expostos a ela. Portanto, os modernos adoradores do Sol, de certo modo, estão vivendo quase sob tanta ignorância quanto seus predecessores.

Hoje, sabemos que a exposição demasiada à luz solar aumenta o risco de vários tipos de câncer de pele.

Por outro lado, a exposição à luz solar ajuda a produzir vitamina D, essencial para o metabolismo do corpo e a construção de ossos fortes e sadios. A exposição adequada à luz solar também ajuda a prevenir certos tipos de câncer.

Então, qual é a exposição adequada à luz solar? Pessoas de pele clara em regiões equatoriais, que contam com luz solar para a vitamina D, requerem pelo menos cinco minutos por dia de exposição direta. Pessoas de pele escura, no mesmo ambiente, requerem cerca de trinta minutos para produzir a mesma quantia de vitamina D. Em áreas em que as horas de luz solar são mais limitadas, a vitamina D deve ser administrada como suplemento sob supervisão médica.

Também é saudável manter cortinas e janelas abertas para permitir que a luz solar entre no ambiente, o que ajuda a destruir certas bactérias.

Estudos mostram que pessoas sem a adequada exposição à luz solar podem ser mais propensas a sofrer de depressão sazonal (conhecida como “desordem afetiva sazonal”). Esse problema ocorre especialmente em áreas em que, no inverno, os dias são pequenos. A cura é muito direta: mais exposição à luz, mesmo que artificial, nos meses de inverno.

Qual é a lição disso tudo? Como acontece com muitas coisas em relação aos seres vivos, são importantíssimos a temperança e o equilíbrio com respeito à exposição à luz solar.


Sexta

Ano Bíblico: 2Rs 24, 25

Estudo adicional

Leia Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 44-51: “A Criação”; O Grande Conflito, p. 675-678: “O Final e Glorioso Triunfo”.

Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Rm 1:20). As coisas da natureza que agora contemplamos nos dão apenas uma fraca ideia da glória do Éden. O pecado manchou a beleza da Terra; podem-se ver em tudo os vestígios da obra do mal. Todavia, permanece muita coisa bela. A natureza testifica de que alguém, infinito em poder, grande em bondade, misericórdia e amor, criou a Terra, enchendo-a de vida e alegria. Mesmo em seu estado defeituoso, todas as coisas revelam em ação a mão do artista por excelência. Para onde quer que nos volvamos, podemos ouvir a voz de Deus, e ver testemunhos de Sua bondade” (Ellen G. White, Ministry of Health and Cure, p. 234).

Perguntas para reflexão

1. Em anos recentes, a questão do ambiente, especialmente sobre o aquecimento global, assumiu a vanguarda das notícias. Qual é a resposta de sua nação, comunidade e igreja para estes assuntos?
2. Que diferenças deve haver na maneira de um cristão, que crê que Deus criou o mundo, se relacionar com as questões do ambiente e alguém que acredita que estamos aqui como produto do puro acaso?
3. Como o sábado pode e deve ter significado em nossa preocupação com o ambiente? Como a guarda do sábado nos ajuda a ser melhores ecologistas?
4. Se Jesus vem logo, como cremos, devemos realmente ter toda aquela preocupação com o ambiente? Justifique sua resposta.

Nenhum comentário: