quinta-feira, 14 de maio de 2009

Gripe A pode ter sido criada para testar nova vacina

'A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a investigar a tese de um investigador australiano de que o vírus da gripe A (H1N1) pode ter sido desenvolvido como erro humano para testar uma nova vacina, noticiou a agência Bloomberg.
Adrian Gibbs, de 75 anos, que colaborou nas pesquisas que conduziram ao antiviral Tamiflu, admitiu, em entrevista à Bloomberg, que pretende publicar hoje um relatório assinalando que a nova estirpe de vírus gripal pode ter sido, acidentalmente, envolvida em experiências científicas com o intuito de desenvolver vírus que possam ser utilizados por laboratórios farmacêuticos na produção de vacinas.
Gibbs refere que chegou a esta conclusão ao traçar as origens do H1N1 através da análise do seu modelo genético.
A OMS recebeu, no fim-de-semana, o relatório com as conclusões do investigador e está analisá-lo, segundo o director-geral adjunto da organização, Keiji Fukuda, adianta o portal da Bloomberg.

Contudo, os Centros para a Prevenção e Controlo das Doenças dos Estados Unidos, que já receberam igualmente o relatório por intermédio da OMS, consideram que há falta de evidências que sustentem a tese de Adrian Gibbs.

O investigador australiano foi um dos primeiros cientistas a analisarem o "mapa" genético do vírus H1N1, que foi identificado há três semanas no México, epicentro da epidemia da gripe A.

Para o "número dois" da OMS, um vírus que resulte de experiências laboratoriais ou de testes de vacinas pode indiciar a necessidade de maior segurança.

Segundo o mais recente balanço da OMS, a gripe A já infectou 5.251 pessoas em 30 países, causando a morte de 61.'

Fonte: Diário de Notícias (negritos e sublinhados meus para destque)

Mais pormenores desta hipótese podem ser lidos (em inglês) no sítio web da Bloomberg no artigo 'Swine Flu May Be Human Error; WHO Investigates Claim'.

Veja também os artigos anteriores neste blogue sobre este assunto: 'Gripe A (suína) produzida pela mão humana?' e 'Gripe suína: surto... ou mais do que isso?'

Embora gostasse desde já de ver esclarecida a expressão 'erro humano', mas cada vez mais fico com a sensação que considerar a gripe A apenas como um surto eventualmente pandémico, é atentar para um dos pormenores menos determinantes neste processo todo.

O que, creio, não surpreende, é o fato de do lado americano surgirem opiniões contrárias a esta análise. Como defendi em artigos anteriores, ali residem enormes interesses financeiros relacionados com a gripe A.

Pelo meio, lamenta-se que muitas pessoas já tenham falecido por este motivo nas últimas semanas.


Nenhum comentário: