sexta-feira, 22 de maio de 2009

2º Trimestre de 2009 A Caminhada Cristã- 8 Descanso

Lição 822009


Sábado à tarde

Ano Bíblico: 2Cr 21–23


VERSO PARA MEMORIZAR: “E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é senhor também do sábado” (Marcos 2:27, 28).

LEITURAS PARA ESTA SEMANA: Gn 2:2, 3; Dt 5:12-15; Is 58:12-14; Ez 20:12; Hb 4:9-11

Se existe alguma coisa na fé cristã que é relevante para os que vivem no princípio do século 21, essa é o sábado. É o medicamento mais necessário para milhões nas sociedades afetadas por estresse, problemas de coração e esgotamento. Ele oferece a fuga das pressões intermináveis da vida moderna. Dá-nos a possibilidade de recarregar as baterias esgotadas e reavaliar as verdadeiras prioridades da vida. O sábado nos diz que existe tempo para fechar a porta de nossa casa e nossa mente para a desordem e o ruído do mundo e vir à presença daquele que nos criou e que conhece o de que precisamos.

“Se existe um mandamento de que as modernas pessoas apressadas e perturbadas precisam, esse é o sábado. Estamos tão ocupados tentando criar significado para a própria vida e servir a nós mesmos que nos esquecemos de que Deus é o único que pode lhe dar significado. Mostramos que ‘descansamos’ nEle quando descansamos em Seu dia” (Jon L. Dybdahl, The Abundant Life Bible Amplifier: Exodus, p. 186).

A semana em resumo: Por que o sábado é tão importante para nós? Por que Deus instituiu o sábado? O que é tempo santo? O que ou quem torna o sábado santo? Como podemos fazer da guarda do sábado uma experiência prazerosa e significativa?


Domingo

Ano Bíblico: 2Cr 24, 25

Dom de Deus para pessoas ocupadas

Duas instituições básicas para toda a humanidade provêm da primeira semana da história da Terra: o casamento e o sábado. São partes inseparáveis do programa divino para a felicidade humana. Não é de admirar que, ao longo dos séculos, as duas tenham sofrido violentos ataques do maligno. Deus sabia do que a humanidade precisaria, e então, criou o tempo com um ciclo perfeito de seis dias “normais” mais um dia extraordinário: o sábado. Desde então, os que respeitam esse ritmo divinamente instituído têm sido abençoados por isso.

1. Por que o próprio Deus descansou no sétimo dia depois da criação do mundo? Gn 2:2, 3

2. Com que expressão o profeta Ezequiel se refere ao sábado? O que significa isso? Ez 20:12

“Depois de repousar no sétimo dia, Deus o santificou, ou pô-lo à parte, como dia de repouso para o homem. Seguindo o exemplo do Criador, deveria o homem repousar neste santo dia, a fim de que, ao olhar para o céu e para a Terra, pudesse refletir na grande obra da criação de Deus; e para que, contemplando as provas da sabedoria e bondade de Deus, pudesse seu coração se encher de amor e reverência para com o Criador.

“Deus viu que um repouso era essencial para o homem, mesmo no Paraíso. Ele necessitava pôr de lado seus próprios interesses e ocupações durante um dia dos sete, para que pudesse de maneira mais ampla contemplar as obras de Deus, e meditar em Seu poder e bondade. Necessitava de um sábado para, de maneira mais vívida, o fazer lembrar de Deus, e para despertar-lhe gratidão, visto que tudo quanto desfrutava e possuía viera das benignas mãos do Criador” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 47, 48).

Qual é sua experiência com o sábado? Você gosta? Você chega a uma apreciação mais profunda de Deus pela contemplação das maravilhas de Sua criação? Se não, que mudanças você poderia fazer para ter uma experiência mais gratificante quanto ao sábado?


Segunda

Ano Bíblico: 2Cr 26–28

Tempo santo

A palavra santo ocorre na Bíblia em diferentes contextos. Às vezes, as pessoas são chamadas de santas e o mesmo ocorre com objetos ou períodos de tempo. O significado básico é “reservado para um uso específico”. Os sacerdotes eram santos porque eram separados para serviço no santuário. Eles manipulavam vasos e instrumentos santos, que eram retirados do uso secular para um propósito cerimonial específico. Da mesma forma, os dias santos são reservados por Deus para um propósito específico. Uma vez que tenham sido reservados como santos, eles não mais estão disponíveis para uso comum, porque foram destinados para um propósito mais elevado. Nesses dias santos, as atividades devem corresponder ao propósito que Deus atribuiu a esses dias.

3. Devemos nos “lembrar” de santificar o sábado. Somos nós ou é Deus que torna santo o sábado? Que diferença faz? Gn 2:3; Is 58:13

“O sábado é um poderoso testemunho da soberania de Deus. Só Ele pode criar, e só Ele pode santificar alguma coisa. É por isso que os adventistas objetam com tanto empenho contra a mudança do sábado para o domingo, como dia cristão de descanso e adoração. Sem um claro mandado divino, essa mudança não passa de uma afronta a Deus” (Richard Rice, The Reign of God, p. 403).

4. Como o santo sábado semanal afeta os que decidem obedecer ao mandamento de guardar o sábado de acordo com o dia designado por Deus de tempo sagrado? Êx 31:12, 13

A guarda do sábado combina aspectos interiores com exteriores. Quando nossa guarda do sábado é só uma questão de comportamento exterior, seguindo uma lista de regras, perdemos seu verdadeiro significado. Mas, ao mesmo tempo, nossa guarda do sábado é visível aos outros. Diz aos outros que somos separados e diferentes. É um sinal de nossa lealdade ao Criador e Redentor.

Deus quer que Seu povo seja “santo”; isto é, quer pessoas que se hajam separado conscientemente das coisas deste mundo. Em aspectos concretos, como a guarda do sábado deve ajudar você a ser “separado” do mundo? Quando enfrenta tentações durante a semana, como a realidade da aproximação do sábado deve lhe servir de lembrança de que devemos ser um povo santo, separado das coisas do mundo que nos corrompem?


Terça

Ano Bíblico: 2Cr 29–31

Experimentando a alegria do sábado

Quando falamos sobre o mandamento do sábado, normalmente nos referimos à versão que achamos em Êxodo 20. Nesse texto, o mandamento está ancorado na criação do mundo. Cada sábado, somos lembrados de que Deus é nosso criador e que somos Suas criaturas, com tudo que essa verdade gloriosa implica. Mas, na versão dos Dez Mandamentos no livro de Deuteronômio, descobrimos um aspecto adicional. O sábado semanal também é uma comemoração do livramento de Israel da escravidão egípcia e, deste modo, por extensão, de todo tipo de escravidão de que a graça de Deus liberta a humanidade.

5. Leia cuidadosamente Deuteronômio 5:12-15 e compare com Êxodo 20:8-11. O que esses textos acrescentam um ao outro? Como se complementam? Existem ainda outras coisas de que devemos nos “lembrar” em nossa guarda do sábado? Nesse caso, o que pode ser?

O sábado é não apenas um sinal da criação mas da redenção. Ele nos aponta para a salvação que temos em Jesus, que não só nos recria agora (2Co 5:17; Gl 6:15) mas oferece a esperança da eternidade em um novo Céu e uma nova Terra (2Pe 3:13). De fato, os judeus consideravam o sábado um símbolo do “mundo por vir”; isto é, o novo céu e a nova Terra. É uma antecipação semanal do que teremos na eternidade e deve servir como lembrança especial do que nos foi dado por Jesus.

Em nível mais prático, o sábado ajuda a nos livrar da escravidão do relógio e do calendário. Muitos são também escravos do computador e do celular. Para muitos, ficou incrivelmente difícil separar o tempo de trabalho do tempo de lazer. Parece que a vida moderna exige que estejamos sempre ao alcance e que estejamos sempre prontos a passar para o modo de trabalho. O sábado é o antídoto perfeito para essa doença, que ameaça toda forma de descanso verdadeiro, tanto espiritual como físico.

“Separar o sábado como um dia santo significa que podemos cessar nossa produtividade e nossas realizações durante um dia em cada sete. O mais admirável nessa prática é que muda nossa atitude com relação ao restante da semana. Ela nos deixa livres até para nos preocupar menos com o quanto produzimos nos outros dias. Além disso, quando encerramos aquela fútil corrida após o vento, podemos descansar verdadeiramente e aprender a nos encantar de novas maneiras” (Marva J. Dawn, Keeping the Sabbath Wholly [Guardando Completamente o Sábado], p. 19).


Quarta

Ano Bíblico: 2Cr 32, 33

Exemplo para o mundo

6. Que princípios podem nos ajudar a desfrutar melhor as bênçãos do sábado? Is 58:12-14

Esta é uma realidade extremamente infeliz: Muitos adventistas não desfrutam verdadeiramente o sábado de Deus. Alguns se lembram com frustração de como o sábado era guardado na casa de seus pais. Até mesmo em instituições adventistas, a guarda do sábado pode deixar muito a desejar. Regras e regulamentos devem garantir que o sábado seja guardado “santo”. Algumas dessas regras estão baseadas em princípios bíblicos, mas, na realidade, muitas têm mais que ver com a tradição e a cultura do que com um “assim diz o Senhor”.

O sábado nunca deve ser um dia associado principalmente com proibições e restrições. Se estivermos procurando um modelo a seguir, devemos nos permitir ser inspirados pelo exemplo de Jesus.

7. Examine cuidadosamente as passagens a seguir e descubra como Jesus, nosso maior exemplo, guardava o sábado como dia “santo”. Mc 2:23-3:6; Lc 4:16; 6:1-11

“A obra no Céu não cessa nunca, e o homem não deve descansar de fazer o bem. O sábado não se destina a ser um período de inútil inatividade. A lei proíbe trabalho secular no dia de repouso do Senhor; o labor que constitui o ganha-pão deve cessar; nenhum trabalho que vise prazer ou proveito mundanos é lícito nesse dia; mas, como Deus cessou Seu labor de criar e repousou no sábado e o abençoou, assim deve o homem deixar as ocupações da vida diária e devotar essas sagradas horas a um saudável repouso, ao culto e às boas obras. O ato de Cristo em curar os enfermos estava de perfeito acordo com a lei. Era uma obra que honrava o sábado” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 207).


Quinta

Ano Bíblico: 2Cr 34–36

Sinal de descanso

Como guardiães do sábado, frequentemente somos acusados de tentar abrir o caminho para o Céu pela guarda do sábado. Ouvimos isso todo o tempo. Como devemos responder?

Leia novamente o mandamento do sábado em Êxodo 20. O que ele diz que devemos fazer? Diz que devemos descansar – nossos filhos, nossas filhas, nossos servos, nossos animais e até os estranhos que entre estiverem nós. Só fala de descanso.

Agora, uma pergunta simples: Como esse mandamento, dedicado ao descanso, o único mandamento que expressa especificamente descanso, o único mandamento que nos dá uma oportunidade especial para descansar – foi transformado em símbolo universal das obras da “Nova Aliança”? O único mandamento que, por natureza, só fala de descanso se tornou, para muitos, metáfora de salvação pelas obras.

O que está errado com esse quadro?

Realmente, longe de ser símbolo de obras, o sábado é o eterno símbolo bíblico de descanso que o povo de Deus sempre teve.

8. Que mensagem sobre o descanso no sábado encontramos em Hebreus? Hb 4:9-11

Desde o mundo edênico anterior à queda de Adão e Eva até o descanso da Nova Aliança que os seguidores de Deus têm na obra de redenção de Cristo em seu favor, o sábado é manifestação em tempo real do descanso que Cristo oferece a todos. Em Mateus 11:28-30, Jesus nos chama a descansar nEle. Ele nos dará descanso, e esse descanso é expresso em Seu dia sabático universal. Alguém pode dizer que está descansando em Cristo: alguém pode dizer que é salvo pela graça. Mas a guarda do sábado é uma expressão visível desse descanso, parábola viva do que significa ser coberto por Sua graça. Nosso descanso semanal dos trabalhos seculares e mundanos permanece como símbolo de nosso descanso na obra completada por Jesus em nosso favor.

A obediência a esse mandamento é uma forma de dizer: “Estamos tão certos da salvação em Jesus, estamos tão firmes e seguros no que Cristo fez por nós, que podemos – de modo especial – descansar de alguns de nossos trabalhos porque sabemos o que Cristo realizou pela humanidade na Sua morte e ressurreição.”

O sábado é uma expressão muito real, muito objetiva, muito visível e uma forma de manifestação do descanso que temos em Jesus e no que Ele fez por nós. Não temos que dizer isto; podemos expressá-lo de forma real, uma forma que os que não guardam o sábado não podem fazer.


Sexta

Ano Bíblico: Ed 1–3

Estudo adicional

Leia os comentários feitos por Ellen G. White na concessão da lei dos Dez Mandamentos em Patriarcas e Profetas, p. 303-310, e na história sobre a guarda do sábado juntamente com Seus discípulos em O Desejado de Todas as Nações, p. 281-289.

“No relato de Marcos (cap. 2:27), Jesus levantou a questão do propósito do sábado. O sábado era não um fim em si mesmo. ... Foi criado para ser uma bênção ao homem, um dia de descanso físico, mas também dedicado a exercícios espirituais. Os fariseus tratavam o dia como se o homem tivesse sido criado para servir ao sábado, em vez de o sábado atender às necessidades do homem. R. Shim ‘on Ben Menasya, por volta de 180 d.C., fez uma declaração semelhante [à declaração feita por Jesus]: ‘O sábado foi dado a você, mas você não está rendido ao sábado” (Walter F. Specht, “The Sabbath in the New Testament,” in Kenneth A. Strand, ed., The Sabbath in Scripture and History, p. 96).

Perguntas para reflexão

1. Nesta semana, foi sugerido que algumas das regras e restrições que aplicamos ao sábado estão arraigadas mais na tradição que na Palavra de Deus. Como classe, comentem quais podem ser essas regras feitas pelos homens, e não pelo que a Bíblia diz. Como podemos saber qual a diferença?

2. Pense mais na ideia expressa na lição de quinta-feira. Como podemos mostrar melhor ao mundo que o descanso especial que desfrutamos em Jesus, no sábado, revela a realidade da graça de Cristo em nossa vida? Que coisas podemos ter feito que podem ter dado aos outros a impressão errada?

Resumo: O sábado é um dom de Deus para a humanidade. É o antídoto perfeito para a inquietude e tensão de hoje. É uma quantidade de tempo semanal muito específico que Deus “santificou” para nós. Se encarado com a atitude correta, o dia pode ser fonte de descanso físico e espiritual e um tempo de grande alegria. O exemplo máximo de verdadeira guarda do sábado é Jesus, que Se referiu muito significativamente a Si mesmo como Senhor do sábado.

Respostas Sugestivas:

Pergunta 1: Para estabelecer um exemplo e fazer-nos recordar as obras de Sua criação.
Pergunta 2: Os Meus sábados.
Pergunta 3: Deus santificou o sábado, destinando-o para uso sagrado. Ao santificá-lo, mostramos que somos obedientes a Ele.
Pergunta 4: Somos santificados.
Pergunta 5: Deuteronômio nos lembra da libertação do pecado encontrada na guarda do sábado.
Pergunta 6: Nossa mente deve estar centralizada em Deus e em Sua vontade.
Pergunta 7: Jesus guardava o sábado preocupando-se com o bem-estar das pessoas.
Pergunta 8: O descanso sabático é um prenúncio do descanso eterno que teremos na Terra renovada.

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