segunda-feira, 17 de maio de 2010

A atmosfera de louvor


Lição 822010


Sábado à tarde

Ano Bíblico: 2Cr 17–20


Verso para Memorizar: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gênesis 2:7).

Leituras da semana: Gn 1:1, 2, 9-12, 20-26; Sl 104:29; Dn 5:23; Lc 15:7; Ap 21:4

Poucos anos atrás, uma família de cinco pessoas foi para uma cabana nas montanhas a fim de passar um feriado. Era inverno rigoroso e, uma noite, eles fecharam bem todas as janelas para impedir a entrada do ar frio, acenderam ao máximo a lareira a fim de manter aquecida a cabana por toda a noite.

O único problema? A família inteira morreu porque a lareira consumiu todo o oxigênio do ar!

Como a maioria sabe, podemos viver algumas semanas sem alimento, poucos dias sem água, mas só alguns minutos sem ar.

O ar, puro e limpo, é vital para a existência. O ar impuro e poluído é causa de muitas doenças agudas e crônicas frequentemente atribuídas a outras causas. Todo ano, milhões de pessoas, especialmente crianças, sofrem terrivelmente por respirar ar poluído.

Com o oxigênio percorrendo cada órgão de nosso corpo, não é de admirar que precisamos de ar tão puro e tão limpo quanto possível.

As boas-novas sobre o ar fresco são que não só é gratuito, mas, na maioria dos casos, as pessoas podem ter acesso a ele.

Prévia da semana: Ar limpo e fresco é um componente vital para manter a boa saúde. Devemos fazer tudo que pudermos para respirar ar limpo tanto quanto possível.


Domingo

Ano Bíblico: 2Cr 21–23

A criação

1. Leia Gênesis 1:1, 2. A partir desses textos, como você descreveria a Terra primitiva?

Naquele ponto, a Terra era caótica; havia escuridão, vazio, não havia forma. Embora seja difícil entendermos exatamente o que existia e o que estava acontecendo, é claro que na Terra, naquele momento, não havia vida criada. Mas, mesmo em meio a esse caos primitivo, a presença de Deus se manifestava. Isto é revelado nas palavras: “E o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. Por agora, só podemos especular sobre o que significa.

De acordo com os textos, nos poucos dias seguintes, Deus começou o processo de preparar a Terra para a vida. Gênesis 1:3-10 mostra parte desse processo. Note a repetição da separação e divisão. Deus separa a luz das trevas, Deus separa as águas do firmamento, Deus separa a terra da água. Em todo o processo existe a importante divisão desses elementos principais. Depois que foram completadas essas divisões iniciais, Deus passou a introduzir na Terra a primeira vida.

2. O que Deus criou em seguida? Que condições eram necessárias para que acontecesse isso; isto é, o que era necessário para que essa parte da criação pudesse sobreviver? Gn 1:9-12; 1:20-26

Deus tinha um grande plano mestre para Sua criação. Ele requeria a existência de muitos tipos de coisas vivas – coisas que exigiam constante apoio para sobreviver. Com o desdobramento da história da criação, é claro que Deus planejava que muitos de Seus seres criados vivessem em terra firme. Também é claro que Ele sabia que essas criaturas precisariam de alguma forma de oxigênio para sustentar a vida. Vemos esse plano se cumprindo em dois dias da criação, com a separação das águas e a criação da atmosfera. Assim, o espaço entre as águas acima e abaixo foi preparado para receber o restante da criação que seguiria.


Segunda

Ano Bíblico: 2Cr 24, 25

A necessidade de ar

Na criação dos animais que povoavam a Terra, uma coisa que eles tinham em comum era a necessidade de oxigênio para sustentar a vida. O ar é uma combinação de gases em que o oxigênio representa cerca de 21 por cento do produto total (toda a nossa atmosfera pesa mais ou menos cinco mil trilhões de toneladas!). Outros gases componentes incluem nitrogênio, argônio, hélio, hidrogênio e gases mais escassos. A quantidade de oxigênio no ar é a porcentagem ideal para os requisitos de respiração das criaturas que Deus fez. Este é outro testemunho do cuidado e precisão que Deus usou ao nos criar.

3. De que maneira especial Deus usou o ar na criação de Adão? Gn 2:7. Em que sentido esse relato é diferente da maneira de Deus dar vida às outras criaturas? O que este fato nos diz sobre nós mesmos, sobre nossa singularidade aos olhos de Deus?

Naturalmente, o ar foi importante na criação de todos os animais, no sentido de que todos eles precisam de ar para existir. Mas a criação da humanidade foi diferente. Deus “soprou” em Adão o “fôlego” de vida. O ar, doador de vida, certamente foi um componente desse ato miraculoso de criação, pois logo depois de Deus soprar esse fôlego sobre ele, Adão se tornou um ser vivo. Quando Adão foi formado, pela primeira vez, com todos os seus órgãos, toda a carne, com todos os componentes físicos necessários para a vida, ele ainda era inanimado, como se fosse um “cadáver”. Mais uma coisa era necessária, e essa era a vida, que só Deus, o doador da vida, podia fornecer.

Deus fez exatamente assim, e também nós participamos diariamente desse dom da vida. Realmente, o dom da vida, mantido pela respiração, foi compartilhado por toda a humanidade, desde então. Por nosso primeiro pai, Adão, o fôlego de Deus foi transmitido a todos nós. E pelo ato de respirar, mantemos vivo esse fôlego original da vida em nós. Cada respiração que tomamos deve nos lembrar de que a respiração original foi soprada sobre Adão!

Respire fundo. A menos que você tenha problemas respiratórios, parece muito simples, muito natural, muito fácil, mais ainda é realmente um milagre de Deus, é um legado passado a nós desde o Éden. Você é grato pelo dom da vida? Por que esperar até que a vida esteja ameaçada para então lhe dar valor?


Terça

Ano Bíblico: 2Cr 26–28

O ar sobre nossa cabeça

Nem é [Deus] servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois Ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais” (At 17:25).

4. Que diz a Bíblia sobre a relação entre a vida e a respiração? Dn 10:17; Sl 104:29; 146:4

O ar tem muitas qualidades protetoras. Em nível global, o ar e o vapor d’água nele suspenso protege a Terra e seu povo da radiação solar e do vazio frio do espaço sideral. O ar recicla a água e muitas substâncias químicas para moderar o clima. Dentro desse envelope atmosférico, existe vida em uma variedade muito grande de altitudes e temperaturas. Algumas formas de vida exigem um nível elevado de luz e calor. Outras só exigem pouca luz e pouco calor para sobreviver. Alguns animais exigem grandes quantidades de oxigênio, outros, só uma quantia escassa.

Em nível mais pessoal, o ar fresco de alta qualidade é mais apto a transferir oxigênio para o sangue através dos pulmões e para descartar o gás carbônico que o corpo produz. Esse ar de alta qualidade está mais disponível em ambientes naturais, em que estão presentes árvores, plantas e água corrente. As plantas absorvem o gás carbônico e, em troca, renovam o conteúdo de oxigênio do ar.

Lembramos que Deus pôs Adão e Evaem um ambiente de jardim cercado por plantas de todos os tipos e regado por um rio que atravessava o jardim e se tornava a fonte dos grandes rios da Terra antediluviana.

Assim, a mensagem para nós é que, a fim de obter boa saúde, é importante haver ar fresco. Devemos fazer tudo o que pudermos para respirar o ar mais puro e fresco possível.


Quarta

Ano Bíblico: 2Cr 29–31

Ar ruim, bom ar

Um dos grandes desafios que muitos enfrentam, especialmente os que vivem nas cidades, é que frequentemente o ar está sujo e poluído. Outros fatores que conspiram contra o ar fresco incluem o hábito de fumar, especialmente quando ele não é renovado. Respirar ar poluído pode levar a numerosos problemas de saúde, incluindo enxaquecas, náuseas, vômito e doenças oculares e respiratórias. Em algumas partes do mundo, milhões de pessoas, especialmente crianças, sofrem enfermidades que ameaçam a vida por respirar ar poluído, frequentemente de instalações culinárias mal ventiladas.

Em contraste, o ar puro normalmente pode ser encontrado em abundância em ambientes naturais ao ar livre, especialmente ao redor de árvores sempre verdes, plantas verdes nas montanhas e florestas, perto de água sempre em movimento como oceanos, lagos e cachoeiras, e depois de chover. Calcula-se que as algas do oceano fornecem quase 90 por cento do oxigênio da nossa atmosfera, e o restante vem das plantas. As plantas naturais em nossa casa podem ajudar a purificar o ar e remover o gás carbônico.

Então, é importante fazer o melhor para respirar ar puro. Exercícios ao ar livre, em vez de lugares fechados, especialmente, se possível, pela manhã. Além disso, principalmente para os que trabalham em ambientes fechados, é importante tirar intervalos regulares a fim de sair e respirar ar fresco, novamente, se possível. Depois de uns poucos momentos fora, frequentemente a pessoa se sente renovada e revigorada. É muito melhor dormir à noite com uma janela aberta, mesmo que só um pouco, a fim de desfrutar os benefícios do ar fresco enquanto dorme.

“Para possuir bom sangue, é preciso respirar bem. Plena e profunda inspiração de ar puro, que encha os pulmões de oxigênio, purifica o sangue, comunicando-lhe uma cor viva, enviando-o, qual corrente vitalizadora, a todas as partes do corpo. Uma boa respiração acalma os nervos, estimula o apetite e melhora a digestão, o que conduz a um sono profundo e restaurador.

“Deve-se conceder aos pulmões a maior liberdade possível. Sua capacidade se desenvolve pela liberdade de ação; diminui, se eles são constrangidos e comprimidos. Daí os maus efeitos do hábito tão comum, especialmente em trabalhos sedentários, de ficar todo dobrado sobre a tarefa em mão. Nessa postura é impossível respirar profundamente. A respiração superficial torna-se em breve um hábito, e os pulmões perdem a capacidade de expansão” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 272, 273).

Leia Gênesis 1:26. Que implicações existem sobre nossa responsabilidade para com o mundo criado que nos foi dado?


Quinta

Ano Bíblico: 2Cr 32, 33

A atmosfera celestial

Até aqui, o estudo desta semana enfatizou as propriedades físicas da atmosfera que Deus criou para Sua família na Terra.

Usamos a palavra atmosfera para descrever não só o ambiente físico do ar que nos cerca, mas também as atitudes, sentimentos, emoções, apoio e afirmação dos que nos rodeiam, que criam uma atmosfera que pode ser positiva ou negativa.

“Todos estão circundados de uma atmosfera própria, que pode estar carregada do poder vivificante da fé, do ânimo, da esperança e perfumada com a fragrância do amor. Ou pode estar pesada e fria com as nuvens do descontentamento e egoísmo, ou intoxicada com o contato mortal de um pecado acariciado. Pela atmosfera que nos envolve, toda pessoa com quem nos comunicamos é consciente ou inconscientemente afetada” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 339).

Pode-se prosperar ou morrer, dependendo da natureza dessa atmosfera. Vamos agora considerar a atmosfera do Céu – uma atmosfera espiritual de louvor e alegria – e estudar o efeito que ela pode ter sobre a vida dos cristãos aqui e agora na Terra.

5. O que os textos a seguir dizem sobre a atmosfera do Céu? Jó 38:6, 7; Sl 103:20-22; 148:2; Lc 15:7; Ap 21:4

A atmosfera no Céu manifesta claramente alegria e louvor a Deus. Os textos acima conclamam as hostes angélicas a louvar a Deus. É uma experiência rica contemplar mentalmente esses poderosos seres de luz reunidos ao redor do trono de Deus em louvor por Seu amor, misericórdia e graça. O Céu deve ser um lugar em que reinem alegria, louvor e felicidade.

As boas-novas são que, ao aceitar a presença permanente de Cristo e do Pai em nossa vida (Jo 14:23), podemos começar a experimentar essas coisas mesmo agora. Somos chamados à ação para respirar o ar puro do Céu agora e ser cercados pela atmosfera do lar celestial enquanto completamos nossa breve estada neste mundo.

Que atmosfera cerca sua vida? Isto é, suas palavras, seu comportamento, suas atitudes refletem mais os baixios da Terra ou as promessas do Céu? O que sua resposta lhe diz sobre suas necessidades de mudar?


Sexta

Ano Bíblico: 2Cr 34–36

Estudo adicional

Leia Ellen G. White: O Maior Discurso de Cristo, p. 123-152: “Não Julgar, mas Praticar”; Caminho a Cristo, p. 67-75: “Crescimento em Cristo”; A Ciência do Bom Viver: “Higiene Geral” p. 271-276.

Deus convida Seu povo a despertar, abandonar a atmosfera glacial em que tem vivido, sacudindo energicamente as impressões e ideias que fizeram esfriar os sentimentos de amor, conservando-o numa inatividade egoísta. Convida-o a elevar-se acima do baixo nível terreno e a respirar a atmosfera luminosa do Céu” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 607).

“Aqueles em quem Cristo habita serão circundados duma atmosfera divina. Suas brancas vestes de pureza exalarão o perfume do jardim do Senhor. Seus rostos refletirão a luz do Seu semblante, iluminando o trilho para pés fatigados e prontos a tropeçar” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 135).

“Ainda que nos achemos numa atmosfera maculada e corrupta, não somos forçados a respirar suas fétidas emanações, mas podemos viver no puro ambiente do Céu. Podemos cerrar todas as portas a imaginações impuras e pensamentos profanos, erguendo-nos à presença de Deus por meio de sincera oração. Aquele cujo coração se acha aberto para receber o auxílio e a bênção de Deus há de viver numa atmosfera mais santa que a da Terra, tendo constante comunhão com o Céu” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 99).

Perguntas para reflexão

1. Qual é a qualidade geral do ar onde você vive? Se você vive no campo, provavelmente é muito boa, e você pode respirar bastante. Se mora na cidade, que desafios você enfrenta?
2. A questão da poluição do ar é muito séria. O que você pode fazer, como pessoa, mesmo em escala muito pequena, para ajudar com relação a esse problema? Quais são nossas obrigações como igreja para tentar ajudar a aliviar este problema?
3. Você conhece pessoas que sofrem algum problema de saúde devido à má qualidade do ar? Neste caso, como você pode ajudar? Por que não ajudá-las a passar algum tempo em um lugar em que o ar seja puro e fresco?
4. Leve para a classe um profissional de saúde para explicar mais detalhadamente os benefícios do ar puro.

Nenhum comentário: