quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fidelidade


Fidelidade

Lição 812010


Sábado à tarde

Ano Bíblico: Nm 7, 8


VERSO PARA MEMORIZAR: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gálatas 6:9).

Leituras para esta semana: Mt 25:1-13; Lc 16:10; 1Ts 5:23, 24; 2Tm 3:1-5; Hb 11

O fruto do Espírito conhecido como fidelidade fala de persistência, firmeza de propósito, especialmente quando o caminho é árduo.

Fidelidade inclui firme lealdade, submissão inabalável; persistência, sugere liberdade da incerteza; firmeza envolve tal submissão aos princípios ou propósitos que não sejam abandonados, e resolução que destaca determinação sem vacilar.

No entanto, “fé” e “fidelidade” embora estejam bem próximas, não são a mesma coisa. A fé é aquele poder indefinível, dom de Deus, pelo qual podemos crer em uma realidade que ainda permanece invisível. “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hb 11:1). Fidelidade, em contraste, é o funcionamento desse sistema de crenças interiores. Quando temos fé em Deus, agimos com fidelidade. Os atos de fidelidade são a demonstração de nossa fé e as linhas que dão coesão ao nosso sistema de crenças e comportamento.


Domingo

Ano Bíblico: Nm 9–11

Deus é fiel

“Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é poderoso como Tu és, Senhor, com a Tua fidelidade ao redor de Ti?!” (Sl 89:8).

Como com todos os frutos do Espírito, o próprio Deus é o modelo que devemos estudar como exemplo de fidelidade. Deus é tão fiel agora quanto foi três trilhões de anos antes de criar a Terra. Ele será igualmente fiel três trilhões de anos no futuro como foi quando estabeleceu Seus decretos na eternidade passada. Nada O intimidará nem alterará Seu curso.

Note alguns dos atributos da fidelidade de Deus:

  • A fidelidade de Deus é de grande alcance em sua extensão – “Chega até os céus, até as nuvens, a Tua fidelidade” (Sl 36:5).
  • A fidelidade de Deus é certa – “Jamais retirarei dele a Minha bondade, nem desmentirei a Minha fidelidade” (Sl 89:33).
  • A fidelidade de Deus é grande – “Grande é a Tua fidelidade” (Lm 3:23).
  • A fidelidade de Deus é estabelecida no Céu – “Pois disse eu: a benignidade está fundada para sempre; a Tua fidelidade, Tu a confirmarás nos Céus” (Sl 89:2).

1. Identifique as bênçãos que nos vêm como resultado da fidelidade de Deus:

a. 1Co 10:13 b. 1Ts 5:23, 24 c. 2Ts 3:3 d. Hb 10:23

Por que a fidelidade de Deus é tão importante para a vida do cristão? Tente se lembrar de uma ocasião em sua vida em que a certeza de que Deus é fiel o ajudou a passar por uma crise. Em uma base diária, qual das bênçãos da fidelidade de Deus mencionadas acima é de maior ajuda para você?


Segunda

Ano Bíblico: Nm 12–14

Falta de fé: sinal do fim

2. Qual era a convicção de Jesus, expressa em Sua pergunta de Lucas 18:8?

O apóstolo Paulo escreve que “os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (2Tm 3:13). Hoje, as pessoas são semelhantes ao que eram quando Moisés escreveu o Pentateuco ou Paulo, suas epístolas. No entanto, pode-se dizer que nossa sociedade de hoje torna mais fácil pecar. Em outras palavras, nosso ambiente se torna cada vez mais acessível ao pecado, e nossa natureza humana caída se aproveita naturalmente disso. O egocentrismo é promovido constantemente. A publicidade insiste constantemente, em que devemos satisfazer a nós mesmos: por que esperar, por que negar a nós mesmos, por que nos sacrificar, por que não ir avante com a multidão? Ouvimos constantemente: “Agrade a si mesmo: você merece” ou semelhantes.

3. Qual é a primeira característica dos últimos tempos? 2Tm 3:1-5. Onde encontramos essa característica tão publicamente exposta hoje?

Muito embora não possamos dizer que esta geração seja a primeira a ser egoísta, é sem igual no sentido de que o egoísmo é realmente recomendado. “Procure ser o número um”, “primeiramente, ame a si mesmo”, é o lema popular. O egoísmo desovou outro fenômeno: a irresponsabilidade. Esta geração bem poderia ser a descrita em Provérbios: “Há daqueles que amaldiçoam a seu pai e que não bendizem a sua mãe. Há daqueles que são puros aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia” (Pv 30:11, 12). Parece que tudo que há de errado com todos é agora colocado aos pés de outra pessoa, mais frequentemente, os pais.

Como os meios de comunicação de massa contribuíram para a infidelidade, mesmo entre os membros da igreja? Seja honesto consigo mesmo: Como isso afetou seu pensamento? Tente dar um passo atrás e pergunte a si mesmo: Como as coisas que leio, assisto e ouço estão afetando negativamente minha fidelidade para com Deus?


Terça

Ano Bíblico: Nm 15, 16

Modelos de fidelidade (Hebreus 11)

4. Leia em Hebreus 11, a lista de personagens que são exemplos de fidelidade. Escolha três personagens e escreva como se revelou a fidelidade deles, mesmo em meio a lutas, provações e tentações. Isto é, o que eles fizeram para revelar fidelidade? Ao mesmo tempo, quais foram suas lutas, suas provações e tentações? Embora as circunstâncias hoje sejam diferentes, os princípios envolvidos são os mesmos para nós como eram para os personagens em Hebreus?

Pense como teria sido fácil para algumas dessas pessoas desanimar. Pense em José na prisão ou Sara esperando, esperando e esperando o filho prometido, ou Moisés, tentado pela riqueza de um reino em lugar de “ser maltratado junto com o povo de Deus” (v. 25). Às vezes, tendemos a olhar para essas pessoas como se fossem maiores que a vida, talvez super-homens, mas eles eram tão reais quanto nós, tão propensos a pecar, igualmente propensos a questionar, temer e cair. Apesar de todas essas fraquezas e enganos, porém, eles mostraram fidelidade, agiram pela fé que professavam e foram usados por Deus para fazer coisas notáveis.


Quarta

Ano Bíblico: Nm 17–19

Fidelidade na vida diária

5. Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito” (Lc 16:10). Como esse princípio se manifesta em sua vida? Afinal, se não somos fiéis nas pequenas coisas, por que acharíamos que seríamos fiéis nas maiores?

“A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem se vendam; homens que no seu íntimo sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (Ellen G. White, Educação, p. 57).

As palavras seguintes são alguns dos componentes de fidelidade:

Confiança – Significa que as pessoas podem contar com você. Qual foi a última vez em que alguém o desapontou? Você se lembra de como se sentiu? Se você não é de confiança, o que isso revela sobre seu caráter?

Honestidade – Veracidade. Quer dizer que você não vai mentir, enganar nem roubar. A honestidade é uma peça fundamental em um caráter forte e deve estar em ação todos os dias de nossa vida.

Integridade – É como um código de honra. Se tem integridade, você vive mediante certos valores e convicções. Também significa que você respeita os valores e as convicções de outros. A integridade é também uma das peças fundamentais da edificação do caráter.

Lealdade – É dedicação. Significa manter-se ao lado de alguém, mesmo quando os tempos ficam difíceis. A lealdade é parte importante da amizade. Mas lealdade inclui fazer algo errado a pedido de um amigo? A lealdade tem limites? Como alguém pode levar uma boa coisa – a lealdade – longe demais?

Examine mais atentamente esses elementos. Como você está nessas diferentes categorias? Onde você pode melhorar? Que mudanças você precisa fazer a fim de ser mais fiel ao que sabe ser direito? Como você pode fazer as mudanças necessárias?


Quinta

Ano Bíblico: Nm 20, 21

Fiel até o fim

Pode ser que estejamos sofrendo outro grande desapontamento? Não que tenhamos fixado outra data para a vinda de Jesus, mas algo igualmente real, embora mais sutil: ênfase diminuída sobre a segunda vinda, por nenhuma outra razão senão que esperávamos que já tivesse acontecido.

6. Leia Mateus 25:1-13. Note que todas as virgens que estavam esperando o noivo foram dormir. Quando, finalmente, o noivo chegou e todas acordaram, era muito tarde para cinco delas. Como nós, no século 21, podemos estar em perigo de fazer a mesma coisa?

7. Leia Mateus 24:44-50. Note como o servo mau muda de estilo de vida quando se convence de que seu mestre não vai voltar tão cedo quanto esperava. Qual é a mensagem para nós, que sentimos haver uma demora na vinda de Jesus?

As coisas não aconteceram como esperávamos, mas vamos tirar conforto da promessa em Gálatas 6:9: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”.

A questão que preocupa o povo de Deus no século 21 não é “Será que Deus é fiel?” Já devemos saber que Ele é fiel a tudo o que prometeu. A pergunta crucial é: “Serei eu fiel até o fim?”

De muitas formas, a resposta à pergunta sobre o futuro (“Serei eu fiel até o fim?”) pode ser achada no presente. Qual é a tendência básica de sua vida espiritual agora? Você está diariamente dedicando-se ao Senhor, crescendo em graça e fidelidade, ou está lentamente, pouco a pouco, afrouxando os esforços, cada vez mais acostumado com o mundo e seus caminhos?


Sexta

Ano Bíblico: Nm 22–24

Estudo adicional

“Mas, como as estrelas no vasto circuito de sua indicada órbita, os desígnios de Deus não conhecem adiantamento nem tardança. Mediante os símbolos da grande escuridão e do forno fumegante, Deus revelara a Abraão a servidão de Israel no Egito, e declarara que o tempo de sua peregrinação seria de quatrocentos anos. ‘Sairão depois com grandes riquezas’ (Gn 15:14). Contra essa palavra, todo o poder do orgulhoso império de Faraó batalhou em vão. ‘Naquele mesmo dia’, indicado na promessa divina, ‘todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito’ (Êx 12:41). Assim, nos divinos conselhos fora determinada a hora da vinda de Cristo. Quando o grande relógio do tempo indicou aquela hora, Jesus nasceu em Belém” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 32, ênfase provida).

Perguntas para consideração

1. Quais são alguns dos desafios para os que desejam ser fiéis a Jesus? Como podemos enfrentar esses desafios? Como podemos nos ajudar uns aos outros nessa luta?
2. Pense nas coisas que você leu, assistiu, ou ouviu nas últimas vinte e quatro horas. Foram do tipo de coisas que podem aumentar sua fé, ou foram coisas que macularam sua mente? Quais são as implicações de sua resposta?
3. Veja a questão da lealdade. Em que contextos a lealdade é boa? É sempre boa? Quando a lealdade a alguém pode nos levar a ser desleais a Deus?
4. De que modos práticos podemos manter viva em nossas igrejas e em nossos lares a realidade da segunda vinda? É verdade: quanto mais demora, mais e mais fácil se torna esquecer tudo e cair em maus hábitos e padrões de pensamento. Como podemos infundir, especialmente nos que estão na igreja há muito tempo, a importância de manter ardorosamente diante de nós a realidade e a promessa da segunda vinda?

Respostas sugestivas:

Pergunta 1: a. Não permite que sejamos tentados acima de nossas forças. b. Nos mantém íntegros. c. Nos guarda do Maligno. d. Cumpre Suas promessas.
Pergunta 2: A tendência humana é para a degradação. Nos últimos tempos, Jesus predisse que a fidelidade humana seria escassa.
Pergunta 3: A predominância do pecado.
Pergunta 4: Escolha pessoal.
Pergunta 5: Resposta pessoal.
Pergunta 6: Deixando-nos encantar pelas atrações deste mundo.
Pergunta 7: Seu verdadeiro caráter se manifestou. A demora da volta de Jesus pode nos fazer perder a fé.

Nenhum comentário: