segunda-feira, 15 de março de 2010

Do sofrimento ao louvor

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. Filip. 4:6.

No dia de Ação de Graças do ano de 1961, Merril Womach, um próspero homem de negócios e cantor gospel, decolou de um pequeno aeroporto no Oregon, em seu avião particular. De repente, o avião perdeu altitude e caiu. Somente depois de percorrer cem metros entre galhos congelados, foi detido. Quando Merrill recobrou a consciência, viu fogo por todos os lados. Ele conseguiu livrar-se dos destroços, mas seus braços, tórax e pernas foram seriamente queimados.

Sem conseguir enxergar, ele cambaleou pela neve na direção do ruído que vinha da rodovia próxima. Felizmente, dois homens que viram o avião cair dirigiram-se rapidamente ao local do acidente em sua camionete. Ao ser encontrado, Merrill parecia um monstro, sem olhos, nariz, nem boca. Sua cabeça estava carbonizada e inchada. Os homens o colocaram no carro e correram para o hospital. Merril sofria dores atrozes por todo o corpo. E, como diria mais tarde, algo incrível aconteceu: sentiu vontade de cantar.

Conseguindo abrir um olho, ele olhou para suas mãos e começou a perceber a gravidade das queimaduras. Mas a vontade de cantar persistia enquanto o carro percorria a Rodovia 97. "Minha cabeça estava inchada e a dor ficava cada vez mais intensa," ele relembra. "Mas meu desejo era cantar! Queria cantar um antigo hino evangélico que aprendera na infância. Não sei por que aquela melodia saiu de minha boca, ao invés de gritos de dor e de autocompaixão, mas assim foi."

Enquanto os dois homens escutavam em incrédulo silêncio, através de uma fenda enegrecida do rosto de Merril, as palavras de um hino, uma ambulância veio ao encontro da camionete no Collier Memorial State Park. Os paramédicos o transferiram para a ambulância e partiram em alta velocidade. Misturada ao ruído da sirene e à dor de Merrill Womach, uma canção emergia clara: "Paz! paz! Quão doce paz é aquela que Deus me dá..."

A presença de paz não significa ausência de dor. Deus nos dá paz em momentos de dor. Esse é um dom oferecido gratuitamente. Podemos reivindicá-lo por meio da fé. Sente-se angustiado? Seu coração está cheio de ansiedade? Alegre-se; o dom da paz divina lhe pertence.

Nenhum comentário: