domingo, 7 de setembro de 2008

Desmascarando o impostor

Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. João 8:44.


Em meados de 1820, o Estado indiano de Kolhapur foi aterrorizado por um bando de assaltantes. O rajá, ou governador, de Kolhapur parecia incapaz de resolver o problema. Era a época dos poderosos marajás que se vestiam de seda e viviam rodeados de ouro e pedras preciosas. O rajá tinha grande quantidade de recursos à sua disposição, de modo que aumentou o tamanho do seu exército pessoal. Ele escolheu a dedo os guardas que cuidariam da segurança dele e dos seus bens. Mas o bando continuava a assaltar seus tesouros e a saquear o interior do Estado.


A palavra do rajá era lei, e às vezes ele explodia com raiva: "Esses demônios têm que ser detidos! Eu quero que seu líder seja capturado e morto, agora!" Mas ninguém jamais pegou o famoso vilão. O bando continuou a roubar e a matar pelo resto da vida do rajá. E isso porque o rajá de Kolhapur se tornara alguém com personalidade dupla, tipo o médico e o monstro. De dia, ele era o soberano protetor, exigindo ordem e o cumprimento da lei. À noite, ele liderava aquele bando de assaltantes sanguinários. Ele pilhava o seu próprio reino, enriquecendo a si mesmo.


Que descrição apropriada do pai de todas as mentiras. Satanás é um enganador. Milênios atrás, nas cortes celestiais, ele falava em tons suaves e graciosos, enganando os anjos. Ele dissimulou seu verdadeiro propósito encobrindo seu egoísmo sob o disfarce de fazer o bem. Satanás usou a mesma estratégia com Eva, no Éden. Uma vez mais, ele disfarçou seus verdadeiros motivos. Ele tem usado as mesmas táticas geração após geração, disfarçando o mal de bem.


A verdade coloca o holofote sobre suas más intenções. Davi orou: "Guardem-me sempre a Tua graça e a Tua verdade." Sal. 40:11. O Espírito Santo é chamado de "Espírito da verdade". João 16:13. Quando estudamos a Palavra de Deus com coração sincero, o Espírito Santo impressiona nossa mente com Suas verdades.


A única maneira de evitar os ardis mortais de Satanás é sendo sensível à guia do Espírito. Deus nos convida a submeter nossa mente à Sua Palavra e o nosso coração a fazer a Sua vontade e a render-nos à guia do Espírito Santo. Somente então estaremos seguros.


Meditações Diárias

Nenhum comentário: