terça-feira, 16 de setembro de 2008

Crise nos EUA derruba bolsas em todo o mundo

A intensificação dos problemas bancários nos Estados Unidos com pedido de concordata feito nesta segunda-feira pelo Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimentos americano, provocou quedas generalizadas nas principais bolsas de valores de todo o mundo nesta segunda-feira. Também nesta segunda-feira, o Bank of America anunciou ter acertado a fusão com o banco de investimentos Merrill Lynch, em um negócio de cerca de US$ 50 bilhões que reforçou o tom pessimista a respeito da crise nos Estados Unidos. O Lehman Brothers e o Merrill Lynch, duas instituições-símbolo de Wall Street, vinham sofrendo prejuízos bilionários desde o ano passado com o aumento da inadimplência das pessoas que contraíram dívidas imobiliárias.

Além disso, de acordo com o jornal The New York Times, uma das maiores seguradoras do mundo, a americana AIG, está tentando obter uma ajuda de cerca de US$ 40 bilhões do Fed, o Banco Central americano, para manter suas operações.

Na Europa, o índice FTSE da bolsa de Londres encerrou o dia em -3,92%; em Paris, o Cac fechou em -3,78% e, em Frankfurt, o Dax terminou a segunda-feira em -2,74%.

Na Ásia, à exceção de China, Japão, Hong Kong e Coréia do Sul - onde o mercado não funcionou por conta de um feriado - as bolsas fecharam com fortes quedas. ...

(BBC Brasil)

Nota: Isso mostra que a locomotiva norte-americana começa a apresentar sinais de fraqueza. Com a globalização e a interligação dos mercados, uma crise global sem precedentes não é assunto de ficção. É, na verdade, profético. Confira no livro Eventos Finais, p. 134.

fonte: Criacionismo

Nenhum comentário: