segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Joabe: O fraco valente de Davi

Lição 842010
VERSO PARA MEMORIZAR: “Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações” (Provérbios 21:2).

Leituras da semana: 2Sm 2:17-23; 3:23-27; 11:15-25; 20:7-11; 1Rs 1

A história de Joabe fala de política de poder, intriga, lealdades equivocadas, ciúmes e teimosia. No tempo de Joabe, a sobrevivência não era garantida por uma administração central forte e um plano abrangente de aposentadoria. Os fortes sobreviviam; os fracos logo desapareciam. Foi durante o tempo de Joabe como valente e vigia de Davi que Israel se tornou verdadeiramente uma nação. Depois das animosidades entre os clãs e rivalidades tribais que caracterizaram o período dos juízes, foi a figura do rei (começando com Saul e, mais tarde, em grau muito mais forte, com Davi e Salomão) que uniu Israel, embora a Bíblia deixe claro que os séculos de pensamento como clã não se encerre em trinta ou quarenta anos. A vida de Joabe, descrita na Bíblia, foi desfigurada por guerras, intrigas e até genocídio.


Embora possamos não estar envolvidos no tipo de coisas com que Joabe se envolvia, podemos enfrentar alguns maus traços de nosso próprio caráter quando examinamos sua história. É aqui, pelo exemplo negativo de Joabe – o fraco valente de Davi – que podemos identificar algumas de nossas falhas de caráter e buscar a única solução para elas: Jesus.


Domingo

Ano Bíblico: At 24–26


Questões familiares

Embora Joabe, ligado à família de Davi (veja 1Cr 2:13-17), tivesse a responsabilidade de comandar suas tropas, temos pela primeira vez um vislumbre de seu verdadeiro caráter em 2 Samuel 2. Saul e Jônatas haviam sido mortos em batalha. Judá logo elegeu Davi como rei. Quem ocupava função correspondente à de Joabe no exército do rei Saul era Abner, que, de alguma forma, sobreviveu à batalha em que Saul e seus filhos caíram.


Abner e Davi eram velhos conhecidos. Abner havia liderado as tropas de Saul em muitas perseguições a Davi. Abner não estava disposto a aceitar como rei o homem a quem ele havia perseguido. Consequentemente, Abner pôs Isbosete (v. 8, 9), o quarto filho de Saul, que não tomara parte na batalha, no trono de Israel e declarou guerra contra Judá e Davi. Embora Israel fosse numericamente mais forte, o reino de Davi crescia e se fortalecia.

1. Em que circunstâncias morreu Asael, irmão de Joabe? 2Sm 2:17-23

Durante a contenda, imprudentemente, o irmão mais jovem de Joabe perseguiu Abner, que o advertiu repetidamente para que o deixasse, mas o jovem impetuoso não o atendeu. Abner o matou em defesa própria. Joabe nunca esqueceu esse evento.
Depois de algum tempo, Abner percebeu que o reino de Isbosete, que era um rei muito fraco, não seria bem-sucedido. Então, ele desertou para Davi e se ofereceu para trazer consigo as outras tribos (2Sm 3:1-22). Nessa ocasião, Joabe estava fora. Ao voltar para casa, foi informado desses novos acontecimentos que o perturbaram muito.

2. Como Joabe considerou essa mudança de que não estava a par? 2Sm 3:23-27. Compare o que Joabe disse a Davi com o verdadeiro motivo pelo qual matou Abner. Veja também 2Sm 3:30. Como Joabe tentou expor os motivos de Abner? O que isso revela sobre ele?

Talvez Joabe cresse verdadeiramente que estava agindo pelo melhor interesse de Davi quando matou Abner. Isso destaca um ponto importante: pense em suas ações. Quais são as verdadeiras razões para algumas das coisas que você faz, em lugar das razões que você usa para justificá-las em sua mente? Como você pode saber a diferença entre a duas quando, realmente, são diferentes?


Segunda

Ano Bíblico: At 27, 28

O custo do pecado

Parece que, naquele momento, Davi não estava em condições de fazer nada a respeito do assassinato de Abner, embora lamentasse publicamente por Abner e reprovasse os atos de Joabe (veja 2Sm 3:28-35). A fim de evitar represálias futuras, Joabe tentou agradar Davi tanto quanto possível. Ele começou a se mostrar indispensável. Passou a fazer o trabalho sujo para Davi. Mas a tentativa de se tornar indispensável em vez de procurar fazer a coisa certa envolve frequentemente a violação da consciência. Se isso ocorre repetidamente, a voz da consciência se torna cada vez mais fraca, até ficarmos impossibilitados de reagir quando for
realmente necessário.


O pecado também destrói a credibilidade. Vemos esse princípio repetido várias vezes na vida de Davi. Por causa de seu pecado com Bate-Seba e contra Urias, Davi, embora tenha sido perdoado, viu-se impossibilitado de disciplinar os filhos. Quando seu filho mais velho estuprou a meia-irmã (2Sm 13), e seu segundo filho se tornou assassino (2Sm 13:23-39), Davi foi incapaz de reagir, sabendo que era culpado de pecados semelhantes.

3. Como a resposta de Joabe à ordem de Davi expõe seu caráter? 2Sm 11:15-25

Joabe tinha o mesmo problema. Por ter o sangue de Abner em suas mãos, ele se via impossibilitado de reagir apropriadamente e ajudar a salvar a vida de um bom homem. E então, Joabe aumentou sua lista de crimes tornando-se, na realidade, o assassino de Urias. Note em 2 Samuei 11:17 que Urias não foi a única vítima. Nessa expedição precipitada, Joabe enviou juntamente com ele alguns outros homens a fim de fazer tudo parecer mais autêntico. Embora saibamos pela vida de Davi que Deus é misericordioso e nos perdoa quando nos arrependemos, ainda teremos que levar conosco as consequências da credibilidade arruinada e falta de integridade.

4. No exemplo acima, Joabe obedeceu às ordens de Davi. Agora leia 2 Samuel 18:5-15. O que verificamos sobre o caráter de Joabe nesse episódio? Como ele pode ter racionalizado também essa ação?

É interessante notar que Joabe seguia as ordens de Davi mesmo quando elas violavam os mandamentos de Deus, mas não tinha dificuldade de desobedecer à ordem expressa do rei quando isso significava obter ganho pessoal. Afinal, caso Absalão tivesse obtido sucesso em sua revolta, provavelmente o próprio Joabe teria sido morto (2Sm 19:5, 6). Joabe parecia estar defendendo a ninguém mais do que ele mesmo. Como é fácil cair na mesma armadilha, não é?


Terça

Ano Bíblico: Rm 1–4

Joabe, o político

Segundo Samuel 13 conta como Absalão assassinou premeditadamente seu meio-irmão Amnom. Absalão fugiu do país e esperou algum tempo. Uma vez mais, Davi estava em situação difícil. Amnom era culpado de estuprar a meia-irmã Tamar, irmã de Absalão. Parece que Davi – paralisado pela lembrança de seu próprio pecado – se via impossibilitado de administrar justiça. Tomando as coisas em suas próprias mãos, Absalão vingou o estupro da irmã e restabeleceu a honra familiar. (Ao tempo de Davi, a honra e vergonha eram dois elementos muito importantes do sistema de valores.) Segundo, e como efeito colateral agradável, uma vez que Amnom, filho mais velho de Davi, estava morto, Absalão agora se encontrava na linha de sucessão do trono. O coração de Davi estava dividido entre seu pesar pelo filho morto, seu amor por Absalão e a aguda noção de que toda essa desordem, de alguma forma foi originada por seu próprio pecado.


Em meio a tudo isso, Joabe decidiu se envolver. Porém, por não ver um caminho direto para abrir esse assunto na agenda do rei Davi, ele recorreu a um artifício e usou uma mulher sábia de Tecoa.

5. Que mensagem sobre o amor e perdão de Deus traz a história contada pela mulher sábia de Tecoa? 2Sm 14. Ao mesmo tempo, o que essa passagem também nos diz sobre Joabe?

A história que Joabe pôs na boca da mulher sugere que ele sabia a respeito do grande amor de Deus para com o pecador. Sua teologia era correta. Infelizmente para ele, este era um conhecimento unicamente intelectual. Sua própria vida continuava a ser caracterizada por vingança e falta de perdão. Joabe se tornou imune ao amor de Deus em sua própria vida. Para ele, tudo, até mesmo a religião,
tinha um objetivo político e podia ser usado em proveito próprio. Ele reconhecia o potencial de Absalão e queria começar a conquistar o favor do futuro rei. Mas parece que Joabe encontrou em Absalão um igual. Não recebeu nenhum agradecimento por sua iniciativa de trazer Absalão de volta para casa. Este simplesmente queria usá-lo e depressa mostrou a Joabe que podia ser tão esperto e perigoso quanto ele próprio. Ele fez isso queimando os campos de Joabe a fim de forçá-lo a arranjar um encontro com Davi (2Sm 14:28-33). A lição é que, graças à interferência de Joabe, o palco estava sendo armado para uma terrível rebelião que levaria a uma guerra civil.

Como é fácil permitir que ambição pessoal, orgulho e desejo de supremacia motivem nossas ações! Como você pode reconhecer essas coisas em si mesmo? Como você pode, pela graça de Deus, derrotá-las antes que o levem à ruína?


Quarta

Ano Bíblico: Rm 5–7

Vivendo pela espada

6. Que enviado de Davi foi morto por Joabe? 2Sm 20:4-10. Como a deslealdade de Joabe foi justificada?

Amasa e Joabe eram primos (2Sm 17:25). Amasa era chefe das forças de Absalão. Depois que Joabe desobedeceu às ordens de Davi no caso de Absalão (2Sm 18:5, 14), Davi desejava se livrar de Joabe e havia prometido a Amasa o alto comando de seu exército (2Sm 19:13). Afinal, foram as intrigas e maquinações de Joabe que prepararam a cena para a rebelião. Obviamente, o projeto de Davi não era motivado unicamente por ira para com Joabe (que havia desobedecido conscientemente à ordem do rei e matara seu filho). A indicação de Amasa era também um movimento político que sinalizaria reconciliação ao restante das forças pró-Absalão.

7. Como você percebe a situação política em Israel nessa época? 2Sm 20:1, 2

Davi ignorou Joabe, pois havia prometido o comando a Amasa e, assim, enviou Amasa para reunir as tropas a fim de lidar com uma nova revolta. Amasa não pôde cumprir em tempo a tarefa. Então, Davi mandou buscar Abisai, irmão de Joabe, e se dirigiu a ele em vez de a Joabe nessa época de crise. Joabe e Amasa finalmente se encontraram e, a exemplo do assassinato de Abner, Joabe assassinou Amasa. O escritor bíblico enfatiza a forma traiçoeira do ataque (2Sm 20:8-10). Joabe assassinou friamente o primo simplesmente porque fora ignorado e não era mais o número um.


Um dos homens de Joabe tentou legitimar suas ações ligando Joabe ao Rei Davi. O povo estava sendo levado a crer que a lealdade a Davi significava lealdade a Joabe (embora o rei se houvesse explicitamente distanciado de Joabe), e que ser leal a Joabe significava que o direito de Joabe de ser juiz, júri e executor no caso de Amasa não podia ser questionado.

Pense no fingimento de Joabe quando traiu Amasa. Devemos ser cuidadosos para não trair alguém que confia em nós, abusando dessa confiança! Com que facilidade se aplica Mateus 7:12!


Quinta

Ano Bíblico: Rm 8–10

A última parada de Joabe

O tempo parecia ser perfeito. Davi, agora, era muito velho que não podia se aquecer à noite. Uma jovem e bonita mulher foi achada para ser assistente pessoal do rei Davi. O autor bíblico enfatiza especificamente que Davi não teve nenhuma relação sexual com ela (1Rs 1:1-4), o que destaca ainda mais a fragilidade do rei. Davi não “conheceu” Abisague como também não sabia o que se passava em seu reino. Adonias, como o filho sobrevivente mais velho, decidiu que era a hora de providenciar sua coroação.

8. Qual foi a posição de Joabe nesse caso? Leia em 1 Reis 1.

1 Reis 1:7 deixa claro que Joabe foi um dos atores-chave nessa tentativa de golpe. Como em diversas outras ocasiões, Joabe simplesmente foi em frente e agiu, achando que o velho rei Davi seria impotente para fazer alguma coisa. Porém, desta vez, Davi agiu com a ajuda de Bate-Seba e do profeta Natã. Ele frustrou os planos de Joabe e de Adonias, declarando publicamente Salomão como seu co-regente.


Joabe parecia tirar Deus completamente da cena. Embora pudesse ter todo o conhecimento teológico sobre Deus, Este não parecia ter relevância em sua vida. Joabe achava que sempre poderia viver como lhe agradasse e escapar às conse quências. Ele se esquecia de que Deus não é Davi. Deus não pode ser enganado; embora a retribuição possa não vir imediatamente, um dia, virá, se não nesta vida, no juízo final. Porém, frequentemente no fim do dia desta vida, mesmo em um dia muito longo, “aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7).


Antes do juízo final, sempre existe misericórdia. Joabe teve uma última chance, pois Salomão não o puniu por sua conspiração com Adonias e permitiu que ele retivesse sua posição. Porém, Joabe não mostrou arrependimento e não apresentou defesa, e ainda se envolveu em uma segunda tentativa de golpe, apoiando o pedido de Adonias para ter a jovem que dormia com Davi (1Rs 2:21-28). Quando isso não funcionou, Joabe finalmente percebeu a gravidade de sua situação. Ele fugiu para o santuário e se agarrou às pontas do altar. No entanto, Joabe se esqueceu de que o altar provia asilo só para os que matavam involuntariamente (Êx 21:14).
O passado não confessado de Joabe finalmente o alcançou. O homem que viveu pela espada finalmente morreu pela espada (1Rs 2:28-35).

Por mais conspirador, ambicioso e enganoso que fosse Joabe, tudo que ele fez poderia ter sido perdoado pelo Senhor se ele tivesse ido a Deus com fé, humildade e arrependimento. Que dizer de você e seus defeitos? O perdão está à disposição, se você estiver disposto a buscá-lo por si mesmo.


Sexta

Ano Bíblico: Rm 11–13

Estudo adicional

Devemos não só nos apoderar da verdade, mas permitir que ela se apodere de nós; e assim a verdade estará em nós, e nós, na verdade. Se for esse o caso, nossa vida e nosso caráter revelarão o fato de que a verdade está operando algo por nós; que nos está santificando e dando a aptidão moral para a companhia dos anjos celestiais no reino de glória. A verdade que defendemos provém do Céu; e quando essa religião tem abrigo no coração, começa sua obra de refinar e depurar; pois a religião de Jesus Cristo nunca torna um homem áspero nem rude; nunca o torna descuidado nem desumano; mas a verdade de origem celestial, que vem de Deus, eleva e santifica o cristão; torna-o cortês, bondoso, afetuoso e puro; tira seu coração duro, seu egoísmo e amor ao mundo, e o purifica do orgulho e da ambição pecaminosa” (Ellen G. White, Signs of the Times, v. 1, p. 66).

Perguntas para consideração
1. Até que ponto devemos ir na expressão de lealdade à família, aos empregadores e ao país? Qual é o limite nessas importantes relações?
2. Releia a citação de Ellen White, acima. Que evidência você tem em sua própria vida de que a verdade se apoderou de você? Embora seja importante nos concentrar em Cristo e não em nós mesmos, também precisamos ser honestos conosco mesmos sobre a condição de nossa fé (2Co 13:5).
3. É prático ou mesmo possível perdoar e esquecer quando somos ofendidos? Que princípios podemos aprender do estudo desta semana sobre o perdão, falta de perdão e as consequências de não perdoar?
4. O magnata do petróleo John D. Rockefeller usava práticas empresariais inescrupulosas a fim de comprar as empresas competidoras. Ele justificava suas ações dizendo aos competidores que eles precisavam vender suas empresas e permitir que ele assumisse por eles os riscos do negócio do petróleo. “Entrem na arca”, ele dizia, como se lhes estivesse fazendo alguma caridade quando, de fato, os estava absorvendo. Que lições podemos aprender sobre a facilidade de se justificar ações imorais?

Respostas sugestivas:
Pergunta 1: Foi morto por Abner, general do exército de Saul, quando o perseguia após uma batalha.
Pergunta 2: Considerou uma armadilha de Abner contra Davi. Na realidade, ele não podia aceitar a convivência com aquele que matara seu irmão.
Pergunta 3: Por motivos políticos, Joabe aceitou executar uma ordem injusta.
Pergunta 4: Absalão representava uma ameaça à sua permanência como general de Davi e, por isso, o executou.
Pergunta 5: Se Davi podia interceder para preservar o filho de uma mulher comum, também deveria preservar o bem-estar de seu próprio filho. Joabe era ardiloso.
Pergunta 6: Amasa. Perseguindo Seba, que havia liderado uma rebelião contra Davi.
Pergunta 7: Havia muita instabilidade política motivada por rivalidades tribais.
Pergunta 8: Apoiou Adonias.

Nenhum comentário: