segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Nasa lançará missão para estudar o Sol mais de perto

WASHINGTON (AFP) - A Nasa anunciou que está desenvolvendo uma sonda para estudar o Sol mais de perto, que será lançada em 2018 graças a cinco projetos científicos que foram selecionados recentemente.

O satélite, do tamanho de um automóvel e chamado "Solar Probe Plus", será enviado para a atmosfera do Sol, a aproximadamente 6,4 milhões de quilômetros da superfície do astro, e será lançado "até 2018", segundo um comunicado da Nasa.

"As experiências selecionadas para o Solar Probe Plus responderão a duas perguntas-chave da física solar: por que a atmosfera do Sol é mais quente do que a sua superfície visível e o que o empurra o vento solar que atinge a Terra e o sistema solar", indicou Dick Fisher, diretor do Departamento de Heliofísica da Nasa, citado em um comunicado.

Para poder se aproximar do Sol, a sonda terá um escudo protetor elaborado com um novo material composto de carbono resistente a temperaturas de mais de 1.400 graus celsius, assim como a fortes radiações, segundo o comunicado.

A Nasa lançou em 2009 uma seleção de projetos de pesquisadores especializados no Sol. Cinco projetos foram escolhidos.

Entre as missões científicas que serão realizadas, estão a medição de algumas partículas do Sol (prótons, elétrons), a captação de imagens 3D por um telescópio e a medição dos campos magnéticos.

"Este projeto permite ao gênio humano ir até onde nenhuma aeronave espacial chegou", explicou Lika Guhathakurta, uma das responsáveis pelo programa Solar Probe Plus, também citada no comunicado. "Pela primeira vez vamos poder tocar, provar e sentir nosso Sol", disse.


Fonte: Yahoo

Nota: Desde o lançamento do filme 2012 e de debates sobre o calendário Maia, muitas especulações existem sobre o fim do mundo. Será que a Nasa começou a se interessar pelo sol tentando identificar alguma anomalia que pudesse por fim a raça humana? Quantos milhões serão investidos neste projeto, sendo que existem pessoas no mundo que não tem nenhum pão na mesa, ou que também clama pela recuperação de uma doença. Deveríamos observar as necessidades daqui mesmo da Terra, ao invés de se preocupar com o astro Sol. Será que é difícil acreditar que Deus governa o universo? Que algumas coisas não podem ser respondidas? Que voltemos a pensar no criador do universo, não será pelo sol que teremos o fim do mundo, a própria Bíblia já diz isso:

1 Tessalonicenses 4:13-18:

1. Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem [quando morreram], para que não vos entristeçais [por eles], como os demais, que não têm esperança.
2. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
3. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
4. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
5. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
6. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.


Nenhum comentário: