segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tremor secundário de magnitude 4.7 Richter atinge o Haiti

Um tremor de magnitude 4.7 na escala Richter atingiu o Haiti neste domingo a 30 km da capital Porto Príncipe, segundo o Instituto Sismológico Americano (USGS, na sigla em inglês). Não há relatos imediatos de danos causado por esse terremoto. As informações são da Reuters.

Segundo o USGS, o tremor teve profundidade de 4,1 km e ocorreu às 19h51 (horário de Brasília).

Na sexta-feira, o instituto já havia registrado outro tremor, de magnitude 4.4, às 10h54. Este sismo ocorreu a uma profundidade de 10 km.

Terremoto
Um terremoto de magnitude 7 na escala Richter atingiu o Haiti no último dia 12, às 16h53 no horário local (19h53 em Brasília). Com epicentro a 15 km da capital, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico Norte-Americano, o terremoto é considerado pelo órgão o mais forte a atingir o país nos últimos 200 anos.

Dezenas de prédios da capital caíram e deixaram moradores sob escombros. Importantes edificações foram atingidas, como prédios das Nações Unidas e do governo do país. Estimativas mais recentes do governo haitiano falam em mais de 200 mil mortos e 75 mil corpos já enterrados. O Haiti é o país mais pobre do continente americano.

Morte de brasileiros
A fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Zilda Arns, o diplomata Luiz Carlos da Costa, segunda maior autoridade civil da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, o tenente da Polícia Militar do Distrito Federal Cleiton Batista Neiva, e pelo menos 18 militares brasileiros da missão de paz da ONU morreram durante o terremoto. Também foi confirmada a morte de uma brasileira com dupla nacionalidade, cuja identidade não foi divulgada.

O Brasil no Haiti
O Brasil chefia a missão de paz da ONU no país (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, ou Minustah, na sigla em francês), que conta com cerca de 7 mil integrantes. Segundo o Ministério da Defesa, 1.266 militares brasileiros servem na força. Ao todo, são 1.310 brasileiros no Haiti.

A missão de paz foi criada em 2004, depois que o então presidente Jean-Bertrand Aristide foi deposto durante uma rebelião. Além do prédio da ONU, o prédio da Embaixada Brasileira em Porto Príncipe também ficou danificado, mas segundo o governo, não há vítimas entre os funcionários brasileiros.

Fonte: Terra

Para contribuir:

Comida

A doação de alimentos e água engarrafada é coordenada pela Defesa Civil. De acordo com o governo, alimentos prontos para o consumo são prioridade.

Todas as unidades da defesa civil, inclusive as estaduais e municipais, estão preparadas para receber as doações. O site para informações é www.defesacivil.gov.br

Remédios

No caso da doação de medicamentos e oferta de serviços médicos, a coordenação está com Ministério da Saúde. O telefone de contato é 192 e o e-mail é missaodeajudasamu192@saude.gov.br

Serviços

O GSI coordena a oferta de outros serviços. Os contatos com o GSI podem ser feitos pelo telefone (61) 3411-1297 e pelo e-mail saei@planalto.gov.br

Ajude!

Nenhum comentário: