sábado, 29 de agosto de 2009

Uma consciência que nos compele


Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O. I Reis 18:21.

Experiências foram conduzidas há alguns anos na Universidade de Yale para descobrir até onde uma pessoa era capaz de causar dor a outra. Os anúncios pediam 500 voluntários homens, os quais seriam separados em pares. Era dito aos dois homens que eles estavam participando de um estudo sobre os efeitos do castigo sobre o aprendizado. Um deles seria o professor e o outro, o aluno. Aos participantes era permitido sortear o papel que lhes caberia. O sorteio era manipulado. O ator sempre desempenhava o papel de aluno. O professor e o aluno eram colocados em salas diferentes, mas o professor podia observar que fora fixado algo como um eletrodo no aluno. O professor foi instruído a aplicar um choque elétrico no aluno sempre que ele cometesse um erro, e a aumentar a voltagem a cada novo erro.

Na realidade, o ator não recebia choque algum, mas fingia passar por dores cada vez maiores como parte da experiência. Muitos "professores" começavam a protestar quando perceberam que estavam causando dor à outra pessoa. Estes eram instruídos a continuar. Muitos deles continuavam dando choques até os níveis de voltagem mais elevados.

Você pode pensar que qualquer um, em sã consciência, não aplicaria sequer o primeiro choque, mas a verdade é que quase dois terços dos participantes estavam dispostos a aplicar os choques mais fortes quando eram comandados a assim fazer. Muitos disseram acreditar que aquilo que estavam fazendo era errado, mas não tiveram coragem de recusar-se a cumprir as ordens.

Cumprir ordens pode ser perigoso, se não forem ordens de Deus. Ouvir a voz de outro pode ser perigoso, se não for a voz de Deus. Sempre que rendemos nossa convicção do que é certo a outra pessoa, estamos em perigo de perder nossa própria alma. Arriscamos perder nossa integridade sempre que nossos valores forem moldados por outrem, contra as convicções de nossa própria consciência.

As palavras do profeta Elias trovejam em nossos ouvidos nesta hora de crise da história da Terra. "Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O." Realmente, existe apenas uma escolha. Ouça a voz do Senhor e siga-a.

Nenhum comentário: