domingo, 30 de maio de 2010

Julgando pela aparência

"Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça" (João 7:24)

Malcolm Forbes conta que uma senhora, usando um vestido de algodão já desbotado, e seu marido, trajando um velho terno feito à mão, desceram do trem em Boston, EUA, e se dirigiram timidamente ao escritório do presidente da Universidade Harvard. Eles não haviam marcado entrevista.

A secretária, num relance, achou que aqueles caipiras do interior nada tinham a fazer em Harvard.

– Queremos falar com o presidente – disse o homem em voz baixa.

– Ele vai estar ocupado o dia todo – respondeu rispidamente a secretária.

– Nós vamos esperar.

A secretária os ignorou por horas a fio, esperando que o casal finalmente desistisse e fosse embora. Mas eles ficaram ali, e a secretária, um tanto frustrada, decidiu incomodar o presidente, embora detestasse fazer isso.

– Se o senhor falar com eles apenas por alguns minutos, talvez resolvam ir embora – disse ela.

O presidente suspirou com irritação, mas concordou. Alguém da sua importância não tinha tempo para atender gente desse tipo, mas ele detestava vestidos desbotados e ternos puídos em seu escritório. Com o rosto fechado, ele foi até o casal.

– Tivemos um filho que estudou em Harvard durante um ano – disse a mulher. – Ele amava Harvard e estava feliz aqui. Mas, um ano atrás ele morreu num acidente e gostaríamos de erigir um monumento em honra a ele em algum lugar do campus.

– Minha senhora – disse rudemente o presidente –, não podemos erigir uma estátua para cada pessoa que estudou em Harvard e morreu. Se o fizéssemos, este lugar pareceria um cemitério.

– Oh, não – respondeu rapidamente a senhora. – Não queremos erigir uma estátua. Gostaríamos de doar um edifício à Harvard.

O presidente olhou para o vestido desbotado da mulher e para o velho terno do marido, e exclamou:

– Um edifício! Os senhores têm sequer uma pálida ideia de quanto custa um edifício? Temos mais de sete milhões e meio de dólares em prédios aqui em Harvard.

A senhora ficou em silêncio por um momento, e então disse ao marido:

– Se é só isso que custa para fundar uma universidade, por que não termos a nossa própria?

O marido concordou. O casal Leland Stanford levantou-se e saiu, deixando o presidente confuso. Viajando para Palo Alto, na Califórnia, eles estabeleceram ali a Universidade Stanford, em homenagem a seu filho, ex-aluno da Harvard.

Não se deve julgar as pessoas pela aparência, e os mais pobres devem ser tratados com bondade.
.
REFLEXÃO: “E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins” (Isaías 11:3-5)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Temperança


Lição 922010


Sábado à tarde

Ano Bíblico: Ed 1–3


Verso para Memorizar: “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (Filipenses 4:5).

Leituras da semana: Gn 9:20-27; Pv 20:1; 23:31–35; 1Co 6:19; 10:31; 2Pe 1:5-9

Ele tinha sido um juiz respeitado, mas agora vivia na pobreza, vítima de abuso do álcool. Por causa desse vício horrível, que lhe roubou não apenas a dignidade mas a família e o sustento, ele trocou a toga do ofício magistral pelos trapos de um mendigo.

Que fim trágico para o que havia sido uma vida próspera e útil! Em 2007, os noticiários ficaram cheios com a notícia trágica da morte desnecessária de uma jovem que bebeu água demais!

Água? Sim! Como parte de uma competição pelo rádio, ela bebeu uma quantidade excessiva de água e morreu mais tarde, naquele mesmo dia. A autópsia não revelou nada a não ser intoxicação por água.

Embora seja essencial para toda a vida e, normalmente, seja inocente, a água pode matar quando tomada em excesso.

Nesta semana, vamos estudar sobre a temperança em um mundo que equipara o excesso ao sucesso. As ilustrações acima mostram que as coisas prejudiciais devem ser completamente evitadas, e substâncias e práticas sadias devem ser usadas com moderação. Em muitos casos, a moderação é um elemento-chave frequentemente esquecido.

Vamos examinar o que é verdadeira temperança e por que o Senhor quer que sejamos temperantes.

Prévia da semana: Como seres humanos, fomos comprados pelo sangue de Jesus. Consequentemente, temos a responsabilidade moral de cuidar de nosso corpo, e a temperança é a chave para cumprir essa responsabilidade.


Domingo

Ano Bíblico: Ed 4–6

O primeiro ébrio na Bíblia

O que você gostaria de deixar como herança? Mais especificamente, pelo que você gostaria de ser lembrado depois da morte? Que você foi rico, popular ou politicamente poderoso? Quais são as coisas que realmente importam?

Em toda a Bíblia, encontramos personagens que deixaram legados. Alguns, muito bons, outros, muito ruins, e alguns, uma mistura de tudo.

Veja Noé. Provavelmente, ele seja mais lembrado como o primeiro evangelista não tão bem-sucedido. Ele pregou por 120 anos e só conseguiu um punhado de conversos, e de sua própria família imediata.

Mas a visão de Deus sobre Noé era muito positiva. Em meio à maldade do mundo antediluviano, “Noé achou graça diante do Senhor” (Gn 6:8).

1. Como “Noé achou graça diante” de Deus? Por quê? Gn 6:9, 22; 7:1

2. Apesar da fidelidade e obediência de Noé e de fazer tudo o que Deus lhe pediu, outra história também foi registrada para nós. Leia Gênesis 9:20-27. Que lições podemos tirar dessa triste história?

Noé alcançou notoriedade por ser o primeiro ébrio registrado na Bíblia. Que tristeza que um homem que fez tanto bem pelo Senhor, a quem foram dadas tantas responsabilidades, e que foi tão altamente considerado, haja caído dessa forma!

A mente é o canal para a maior parte da comunicação e deve ser mantida livre de toxinas e substâncias que possam obscurecer a razão e o julgamento. A experiência de Noé é uma advertência e exemplo para nossa instrução, visto que, mesmo o “melhor” entre nós, até o mais forte e mais fiel, não está imune à tentação e mesmo ao pecado aberto. Beber já teria sido muito ruim, mas parece que Noé se entregou a uma bebedeira. Se Noé caiu assim, que dizer de nós?

Você conhece um líder bem respeitado da igreja que caiu de uma forma ou de outra? Sempre ficamos chocados quando alguém que admiramos tropeça, cai e nos desaponta. Como podemos estender as promessas de graça até aos que, como nós, realmente não a merecem?


Segunda

Ano Bíblico: Ed 7–10

O álcool hoje

Na primeira década do século 21, o álcool esteve envolvido em quase 1,8 milhões de mortes por ano; isso significa 3,2% das mortes no mundo. A quantidade de álcool consumida está subindo continuamente. O consumo abusivo (de quatro a cinco doses sucessivas em homens e três a quatro doses sucessivas em mulheres) está crescendo de modo inquietante entre adolescentes e jovens adultos. Essa tendência não mostra sinais de enfraquecer. O álcool tem consequências pela intoxicação, embriaguez, dependência (vício) e outros efeitos químicos sobre o corpo.

3. Que instruções, experiências e advertências apresenta a Bíblia contra o álcool? Jz 13:2-8; Pv 20:1; 23:31-35; Is 5:11; Ef 5:18

Curiosamente, muito antes de qualquer descrição científica dos efeitos negativos do álcool sobre o feto (síndrome do álcool fetal), a mãe de Sansão foi advertida a não tomar álcool durante a gravidez. Salomão também adverte contra os efeitos do álcool, especificamente o vinho e a cerveja. A partir da observação pessoal e, possivelmente, da experiência, ele descreve como o álcool modifica o comportamento, normalmente conduzindo à tristeza. Isaías descreve vividamente como os sacerdotes se comportam inadequadamente quando estão intoxicados, confirmando as advertências dadas por outros escritores. Paulo também tem palavras de precaução quanto ao álcool.

As descrições bíblicas do consumo de álcool revelam principalmente comportamentos impróprios e indesejáveis e advertem contra esses resultados.

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe 5:8). Podemos estar certos de que o uso do álcool é uma das maiores armadilhas do diabo. Quantos milhões de vidas têm sido arruinados ao longo dos séculos pelo uso dessa droga perigosa, venenosa tanto para o corpo como para a mente! Como será melhor para nós mesmos e para nossos familiares se evitarmos completamente essa armadilha perigosa, sem transigência!

Quem não conhece pessoas que tiveram a vida arruinada pelo álcool, mediante uso próprio ou de outros. Por que correr esse risco para você mesmo? Que passos você pode dar para assegurar-se de que você ou seus familiares nunca comecem a escorregar por esse caminho perigoso, que não promete nada de bom mas só tristeza e aflição?


Terça

Ano Bíblico: Ne 1–4

“Mas o álcool não é bom para o coração?”

Desde o início da década de 1970, tem havido certo debate sobre os benefícios do vinho e do álcool em geral sobre a saúde do coração. Muito se escreveu na imprensa leiga e científica sobre um estudo feito na França a respeito desse assunto. Em anos recentes, uma reanálise dos dados da população francesa e um acompanhamento adicional lançaram dúvida significativa sobre a teoria. O comprovado interesse da indústria de bebida alcoólica manteve o assunto à vista do público. Muitos membros da igreja estão pensando se sua saúde está sofrendo porque não bebem álcool regularmente.

Não existe absolutamente nenhuma literatura mostrando qualquer benefício aparente ou real do álcool sobre a saúde dos jovens. A alegação de aparentes benefícios do álcool sobre a saúde cardiovascular da população de meia-idade foi desafiada com êxito na recente literatura científica.

Nos estudos que mostraram o aparente benefício, indivíduos que anteriormente haviam sido bebedores de álcool foram incluídos no grupo de controle como não-bebedores; alguns desses haviam deixado de beber por causa de problemas de saúde relacionados com o álcool. Esses mesmos indivíduos do grupo de controle, em geral, tinham saúde mais deficiente que os bebedores. A reanálise dos dados, corrigindo esses defeitos no projeto de estudo, mostrou não haver benefícios demonstráveis para a saúde por beber moderadamente, em comparação com os não bebedores. Ademais, uma análise mais acurada dos grupos estudados mostrou que aqueles que pertenciam ao grupo dos bebedores moderados, e que originalmente se pensava terem melhores resultados de saúde, tinham outras diferenças quanto ao grupo de controle. Eles tinham melhor alimentação, exercitavam-se regularmente, mantinham uma situação sócio-econômica mais elevada e tinham melhor acesso a cuidados de saúde. Sabe-se há muito que esse conjunto de circunstâncias está associado a melhor saúde e longevidade. Conforme esses estudos, os benefícios não se deviam à ingestão moderada de bebidas, mas a outras práticas de estilo de vida.

Como somos abençoados por ter uma mensagem de saúde que nos adverte em detalhes contra a destruição causada por esses venenos, mesmo antes de os epidemiologistas saberem disso! Como é perigoso procurar o que se torna um benefício de saúde inexistente em troca de um largo espectro de efeitos perigosos do álcool, desde a perda da habilidade motora e julgamento até a potencial destruição causada por trauma, violência, acidentes, violência doméstica, cirrose, câncer, vício e até demência!


Quarta

Ano Bíblico: Ne 5–8

Temperança em todas as coisas

Às vezes, a palavra temperança soa antiquada. Frequentemente, nós a comparamos com movimentos e organizações que dão atenção particularmente ao álcool e ao fumo. Pensamos nas antigas canções promovidas por esses movimentos e cantadas por nossa igreja nascente; mulheres advertindo os jovens sobre os hábitos asquerosos dos que mascam e cospem tabaco. Quase caricaturamos toda a questão, e evitamos mencionar a palavra em nossa era sofisticada.

Pensa-se, às vezes, ser mais fácil nem mesmo falar de temperança. Enquanto deixamos de falar e instruir sobre temperança, alguns em nossa igreja estão sendo vencidos por coisas que se considerava serem problemas só do “mundo”.

4. Leia 2 Pedro 1:5-9. Como essas palavras devem ser aplicadas a todas as áreas de nossa vida, particularmente quando se referem aos hábitos de saúde? Como podemos tornar essa admoestação bíblica uma realidade para nós mesmos?

Temperança é muito mais que não fumar, não usar drogas ilegais, não beber álcool, ou até mesmo chá, café e refrigerantes. Isso porque até as boas coisas, quando levadas a excesso, podem causar problemas.

Quais são seus hábitos de trabalho? Você mantém horários razoáveis? Existe tempo para Deus, para a família, recreação, preparo físico e serviço aos outros?

Quanto tempo você passa dormindo, ou você está trabalhando todo o tempo? Ou, por outro lado, você dorme demais? Sono demasiado, assim como também muito pouco, pode ter efeitos negativos sobre a saúde.

Que dizer da alimentação? Talvez você não coma carne porco e nem mesmo frango, mas você enche o prato com tanta comida que mal pode se levantar da mesa quando termina?

Sabemos que a luz solar é boa para nós. Mas luz demais pode ser agente cancerígeno. O exercício também é importante. Muitos não fazem o suficiente, mas exercício demais pode danificar o corpo. Até mesmo a sexualidade, embora seja um dom de Deus, pode ser levada a excesso, com efeitos colaterais negativos.

Ellen G. White descreveu a essência da verdadeira temperança com esta simples declaração: “Verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas e usar judiciosamente aquilo que é saudável” (Patriarcas e Profetas, p. 562).

Examine todas as áreas de sua vida. Quão temperante é você? Em que áreas você precisa mudar? Você pode estar sofrendo agora alguns dos efeitos negativos de práticas erradas? Por que não buscar alguma ajuda para fazer as mudanças necessárias?


Quinta

Ano Bíblico: Ne 9–11

Comprados por preço

A filosofia de muitos hoje é que o corpo pertence a nós, e podemos fazer com ele o que quisermos. Alguns podem justificar essa posição acrescentando o argumento de que, por viver assim, eles não prejudicam ninguém a não ser a si mesmos. Mas sabemos que esse tipo de raciocínio está errado.

5. De que maneiras a intemperança de outros prejudicou você ou alguém que você conhece? Indo mais ao ponto, como suas ações intemperantes podem prejudicar os outros?

A Bíblia fala da importância do corpo como lugar de habitação. Esse domicílio não é só para nosso próprio benefício, pensamentos, planos e ações; nosso corpo é, de fato, templo de Deus. Que privilégio e responsabilidade! Às vezes, cuidamos melhor da casa em que vivemos do que de nosso próprio corpo.

6. Por que devemos cuidar de nosso corpo? Que tema aparece nos textos a seguir respondendo a essa pergunta importante? Por que esses textos só fazem sentido se cremos que Deus nos criou, e não por sermos resultado do acaso de forças cósmicas sem propósito? Jo 2:19-21; 1Co 6:19, 20

Jesus Se referiu a Seu próprio corpo como um templo. Paulo enfatiza frequentemente esse tema e o expande mais assinalando que não pertencemos a nós mesmos. “Vocês não são de si mesmos; vocês foram comprados por alto preço” (1Co 6:19, 20, NVI).

Que preço foi pago para nossa redenção! Só quando contemplamos a cruz, e o que nela aconteceu, podemos começar a entender nosso valor diante de Deus. Esse pensamento só deve nos ajudar a entender a responsabilidade sagrada que temos de tomar cuidado de nós mesmos, não só espiritualmente, mas também fisicamente.

Deus esvaziou o Céu e permitiu que o sangue de Jesus fosse derramado para nossa redenção. Não pertencemos a nós mesmos; fomos redimidos e pertencemos a Deus e Lhe devemos todo o nosso ser, inclusive a fiel mordomia no uso de nosso corpo.


Sexta

Ano Bíblico: Ne 12, 13

Estudo adicional

Leia Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver.

Apesar do crescente problema da obesidade em muitas partes do mundo, a glutonaria é encorajada e aceita. A diabetes tipo 2 está se tornando um problema cada vez maior por causa da alimentação, obesidade e falta de exercício, afetando até mesmo adolescentes. O vício em atividades da internet e pornografia tem alimentado casos inconcebíveis de violência e abuso sexual. O cigarro continua a ser a maior causa única de morte evitável em todo o mundo – mais de 5 milhões por ano. Existem advertências nos maços de cigarro; esses passam despercebidos por muitos. As informações não serão preventivas se não agirmos com base nelas.

Por meio de várias fontes, Deus deu direção consistente para sermos saudáveis, felizes e santos. Seremos abençoados se seguirmos o conselho. “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2Cr 20:20).

“Poucos há que se compenetram, como deviam, do quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno. O apetite deve sempre estar sob a sujeição das faculdades morais e intelectuais. O corpo deve ser o servo da mente, e não a mente a serva do corpo” (Ellen G. White, Orientação da Criança, p. 398).

Perguntas para reflexão

Pense nesta citação, extraída do texto acima: “Poucos há que se compenetram, como deviam, do quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno.” Que significa isso em termos práticos?

domingo, 23 de maio de 2010

Jornalismo Fantástico - "Criada vida artificial"???

Os principais jornais brasileiros entram na onda de espetacularizar a notícia e anunciam que o ser humano acaba de criar a vida.O Globo é o mais enfático: "Criada vida artificial", diz a manchete do jornal carioca. A Folha de S.Paulo vai na mesma linha e apregoa: "Ciência cria primeira célula sintética". O Estado de S.Paulo, mais comedido, informa que "Cientistas anunciam ter criado forma `sintética´ de vida".

No interior dos jornais, logo após os textos explicativos fornecidos por agências internacionais a partir de artigo publicado na revista Science, alguns especialistas reduzem o impacto das manchetes.

A rigor, segundo especialistas citados pelos jornais, os cientistas financiados pela empresa americana Synthetic Genomics não criaram vida a partir do nada. O que eles fizeram foi mapear rigorosamente o DNA de uma bactéria, guardar essas informações em um computador e depois introduzi-las em uma célula de uma bactéria de outra espécie "esvaziada" de material genético.

Reativada com as informações armazenadas no computador, a bactéria que estava inativa voltou à vida e suas células se reproduziram, replicando as características impressas pelos pesquisadores.

Vida inteligente

Trata-se, segundo alguns especialistas citados pelos jornais, de uma espetacular façanha técnica, mas não de uma revolução científica, como fazem crer as manchetes.

O líder da equipe de pesquisadores é o geneticista americano James Craig Venter, um dos autores do projeto Genoma e também dono da empresa que irá se beneficiar da patente gerada pelo projeto, o que pode contaminar sua avaliação científica.

Mesmo com sua enorme importância para o conhecimento humano, a proeza dos cientistas da Synthetic Genomics ainda não significa, como dão a entender os jornais, a criação sintética de vida – o que remete a certo vício da imprensa.

Seja em relação à ciência, à economia ou à política, os jornais seguem mapeando a história a partir de fatos espetaculosos, como se coubesse à imprensa determinar onde devam se situar os grandes eventos da humanidade.

Talvez seja mesmo mais fácil criar vida sintética nas páginas do jornal do que encontrar vida inteligente no mundo real.

Fonte Observatório da Imprensa

terça-feira, 18 de maio de 2010

Peixe extinto é descoberto por rastros "pré-históricos"

O conjunto de rabiscos e marcas ovais era estarrecedor, de início. Mas foi apenas uma questão de tempo até que Anthony Martin, especialista em rastros de fósseis, decifrasse o código do fóssil, e o usasse para contar a história de um peixe que viveu há 50 milhões de anos [segundo a cronologia evolucionista] no Lago de Fósseis de Wyoming - e nadou em águas antes consideradas profundas demais para a respiração de um peixe. Os rabiscos eram impressões das barbatanas do peixe, varrendo o fundo do lago, disse Martin, um professor do departamento de estudos ambientais na Universidade Emory. E as marcas ovais, exatamente do tamanho da boca do peixe, indicam que o peixe deslizava ao longo da parte mais funda do lago em busca de alimento. Usando a distância entre as marcas de barbatanas, Martin e seus colegas determinaram que o peixe tinha cerca de meio metro de comprimento. Eles concluíram que as marcas eram de um peixe, já extinto, conhecido como Notogoneus osculus.

As descobertas contradizem uma teoria anterior, de que o nível de oxigênio na parte mais profunda do lago, estimada entre 10 e 15 metros, seria baixo demais para que um peixe pudesse respirar, disse Martin. "Não só havia peixes nadando ali, como eles estavam se alimentando", disse o pesquisador. Os resultados foram publicados na edição de maio da PLoS One.

(Terra)

Nota: A resistência ao ou desconhecimento do modelo diluvianista é tão grande que os pesquisadores preferem desprezar o que conhecem (ou seja, que é quase impossível um peixe respirar nessas condições) a adotar o ponto de vista catastrófico segundo o qual o peixe pode ter sido soterrado por lama e os rastros poderiam ter sido deixados pela tentativa dele de escapar desses sedimentos. Aliás, para que esses rastros pudessem ser preservados por tanto tempo seria mesmo necessário que fossem cobertos por lama (que depois petrificou) logo depois de terem sido feitos, caso contrário, desapareceriam logo em seguida.

Fonte: Criacionismo

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A atmosfera de louvor


Lição 822010


Sábado à tarde

Ano Bíblico: 2Cr 17–20


Verso para Memorizar: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gênesis 2:7).

Leituras da semana: Gn 1:1, 2, 9-12, 20-26; Sl 104:29; Dn 5:23; Lc 15:7; Ap 21:4

Poucos anos atrás, uma família de cinco pessoas foi para uma cabana nas montanhas a fim de passar um feriado. Era inverno rigoroso e, uma noite, eles fecharam bem todas as janelas para impedir a entrada do ar frio, acenderam ao máximo a lareira a fim de manter aquecida a cabana por toda a noite.

O único problema? A família inteira morreu porque a lareira consumiu todo o oxigênio do ar!

Como a maioria sabe, podemos viver algumas semanas sem alimento, poucos dias sem água, mas só alguns minutos sem ar.

O ar, puro e limpo, é vital para a existência. O ar impuro e poluído é causa de muitas doenças agudas e crônicas frequentemente atribuídas a outras causas. Todo ano, milhões de pessoas, especialmente crianças, sofrem terrivelmente por respirar ar poluído.

Com o oxigênio percorrendo cada órgão de nosso corpo, não é de admirar que precisamos de ar tão puro e tão limpo quanto possível.

As boas-novas sobre o ar fresco são que não só é gratuito, mas, na maioria dos casos, as pessoas podem ter acesso a ele.

Prévia da semana: Ar limpo e fresco é um componente vital para manter a boa saúde. Devemos fazer tudo que pudermos para respirar ar limpo tanto quanto possível.


Domingo

Ano Bíblico: 2Cr 21–23

A criação

1. Leia Gênesis 1:1, 2. A partir desses textos, como você descreveria a Terra primitiva?

Naquele ponto, a Terra era caótica; havia escuridão, vazio, não havia forma. Embora seja difícil entendermos exatamente o que existia e o que estava acontecendo, é claro que na Terra, naquele momento, não havia vida criada. Mas, mesmo em meio a esse caos primitivo, a presença de Deus se manifestava. Isto é revelado nas palavras: “E o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. Por agora, só podemos especular sobre o que significa.

De acordo com os textos, nos poucos dias seguintes, Deus começou o processo de preparar a Terra para a vida. Gênesis 1:3-10 mostra parte desse processo. Note a repetição da separação e divisão. Deus separa a luz das trevas, Deus separa as águas do firmamento, Deus separa a terra da água. Em todo o processo existe a importante divisão desses elementos principais. Depois que foram completadas essas divisões iniciais, Deus passou a introduzir na Terra a primeira vida.

2. O que Deus criou em seguida? Que condições eram necessárias para que acontecesse isso; isto é, o que era necessário para que essa parte da criação pudesse sobreviver? Gn 1:9-12; 1:20-26

Deus tinha um grande plano mestre para Sua criação. Ele requeria a existência de muitos tipos de coisas vivas – coisas que exigiam constante apoio para sobreviver. Com o desdobramento da história da criação, é claro que Deus planejava que muitos de Seus seres criados vivessem em terra firme. Também é claro que Ele sabia que essas criaturas precisariam de alguma forma de oxigênio para sustentar a vida. Vemos esse plano se cumprindo em dois dias da criação, com a separação das águas e a criação da atmosfera. Assim, o espaço entre as águas acima e abaixo foi preparado para receber o restante da criação que seguiria.


Segunda

Ano Bíblico: 2Cr 24, 25

A necessidade de ar

Na criação dos animais que povoavam a Terra, uma coisa que eles tinham em comum era a necessidade de oxigênio para sustentar a vida. O ar é uma combinação de gases em que o oxigênio representa cerca de 21 por cento do produto total (toda a nossa atmosfera pesa mais ou menos cinco mil trilhões de toneladas!). Outros gases componentes incluem nitrogênio, argônio, hélio, hidrogênio e gases mais escassos. A quantidade de oxigênio no ar é a porcentagem ideal para os requisitos de respiração das criaturas que Deus fez. Este é outro testemunho do cuidado e precisão que Deus usou ao nos criar.

3. De que maneira especial Deus usou o ar na criação de Adão? Gn 2:7. Em que sentido esse relato é diferente da maneira de Deus dar vida às outras criaturas? O que este fato nos diz sobre nós mesmos, sobre nossa singularidade aos olhos de Deus?

Naturalmente, o ar foi importante na criação de todos os animais, no sentido de que todos eles precisam de ar para existir. Mas a criação da humanidade foi diferente. Deus “soprou” em Adão o “fôlego” de vida. O ar, doador de vida, certamente foi um componente desse ato miraculoso de criação, pois logo depois de Deus soprar esse fôlego sobre ele, Adão se tornou um ser vivo. Quando Adão foi formado, pela primeira vez, com todos os seus órgãos, toda a carne, com todos os componentes físicos necessários para a vida, ele ainda era inanimado, como se fosse um “cadáver”. Mais uma coisa era necessária, e essa era a vida, que só Deus, o doador da vida, podia fornecer.

Deus fez exatamente assim, e também nós participamos diariamente desse dom da vida. Realmente, o dom da vida, mantido pela respiração, foi compartilhado por toda a humanidade, desde então. Por nosso primeiro pai, Adão, o fôlego de Deus foi transmitido a todos nós. E pelo ato de respirar, mantemos vivo esse fôlego original da vida em nós. Cada respiração que tomamos deve nos lembrar de que a respiração original foi soprada sobre Adão!

Respire fundo. A menos que você tenha problemas respiratórios, parece muito simples, muito natural, muito fácil, mais ainda é realmente um milagre de Deus, é um legado passado a nós desde o Éden. Você é grato pelo dom da vida? Por que esperar até que a vida esteja ameaçada para então lhe dar valor?


Terça

Ano Bíblico: 2Cr 26–28

O ar sobre nossa cabeça

Nem é [Deus] servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois Ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais” (At 17:25).

4. Que diz a Bíblia sobre a relação entre a vida e a respiração? Dn 10:17; Sl 104:29; 146:4

O ar tem muitas qualidades protetoras. Em nível global, o ar e o vapor d’água nele suspenso protege a Terra e seu povo da radiação solar e do vazio frio do espaço sideral. O ar recicla a água e muitas substâncias químicas para moderar o clima. Dentro desse envelope atmosférico, existe vida em uma variedade muito grande de altitudes e temperaturas. Algumas formas de vida exigem um nível elevado de luz e calor. Outras só exigem pouca luz e pouco calor para sobreviver. Alguns animais exigem grandes quantidades de oxigênio, outros, só uma quantia escassa.

Em nível mais pessoal, o ar fresco de alta qualidade é mais apto a transferir oxigênio para o sangue através dos pulmões e para descartar o gás carbônico que o corpo produz. Esse ar de alta qualidade está mais disponível em ambientes naturais, em que estão presentes árvores, plantas e água corrente. As plantas absorvem o gás carbônico e, em troca, renovam o conteúdo de oxigênio do ar.

Lembramos que Deus pôs Adão e Evaem um ambiente de jardim cercado por plantas de todos os tipos e regado por um rio que atravessava o jardim e se tornava a fonte dos grandes rios da Terra antediluviana.

Assim, a mensagem para nós é que, a fim de obter boa saúde, é importante haver ar fresco. Devemos fazer tudo o que pudermos para respirar o ar mais puro e fresco possível.


Quarta

Ano Bíblico: 2Cr 29–31

Ar ruim, bom ar

Um dos grandes desafios que muitos enfrentam, especialmente os que vivem nas cidades, é que frequentemente o ar está sujo e poluído. Outros fatores que conspiram contra o ar fresco incluem o hábito de fumar, especialmente quando ele não é renovado. Respirar ar poluído pode levar a numerosos problemas de saúde, incluindo enxaquecas, náuseas, vômito e doenças oculares e respiratórias. Em algumas partes do mundo, milhões de pessoas, especialmente crianças, sofrem enfermidades que ameaçam a vida por respirar ar poluído, frequentemente de instalações culinárias mal ventiladas.

Em contraste, o ar puro normalmente pode ser encontrado em abundância em ambientes naturais ao ar livre, especialmente ao redor de árvores sempre verdes, plantas verdes nas montanhas e florestas, perto de água sempre em movimento como oceanos, lagos e cachoeiras, e depois de chover. Calcula-se que as algas do oceano fornecem quase 90 por cento do oxigênio da nossa atmosfera, e o restante vem das plantas. As plantas naturais em nossa casa podem ajudar a purificar o ar e remover o gás carbônico.

Então, é importante fazer o melhor para respirar ar puro. Exercícios ao ar livre, em vez de lugares fechados, especialmente, se possível, pela manhã. Além disso, principalmente para os que trabalham em ambientes fechados, é importante tirar intervalos regulares a fim de sair e respirar ar fresco, novamente, se possível. Depois de uns poucos momentos fora, frequentemente a pessoa se sente renovada e revigorada. É muito melhor dormir à noite com uma janela aberta, mesmo que só um pouco, a fim de desfrutar os benefícios do ar fresco enquanto dorme.

“Para possuir bom sangue, é preciso respirar bem. Plena e profunda inspiração de ar puro, que encha os pulmões de oxigênio, purifica o sangue, comunicando-lhe uma cor viva, enviando-o, qual corrente vitalizadora, a todas as partes do corpo. Uma boa respiração acalma os nervos, estimula o apetite e melhora a digestão, o que conduz a um sono profundo e restaurador.

“Deve-se conceder aos pulmões a maior liberdade possível. Sua capacidade se desenvolve pela liberdade de ação; diminui, se eles são constrangidos e comprimidos. Daí os maus efeitos do hábito tão comum, especialmente em trabalhos sedentários, de ficar todo dobrado sobre a tarefa em mão. Nessa postura é impossível respirar profundamente. A respiração superficial torna-se em breve um hábito, e os pulmões perdem a capacidade de expansão” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 272, 273).

Leia Gênesis 1:26. Que implicações existem sobre nossa responsabilidade para com o mundo criado que nos foi dado?


Quinta

Ano Bíblico: 2Cr 32, 33

A atmosfera celestial

Até aqui, o estudo desta semana enfatizou as propriedades físicas da atmosfera que Deus criou para Sua família na Terra.

Usamos a palavra atmosfera para descrever não só o ambiente físico do ar que nos cerca, mas também as atitudes, sentimentos, emoções, apoio e afirmação dos que nos rodeiam, que criam uma atmosfera que pode ser positiva ou negativa.

“Todos estão circundados de uma atmosfera própria, que pode estar carregada do poder vivificante da fé, do ânimo, da esperança e perfumada com a fragrância do amor. Ou pode estar pesada e fria com as nuvens do descontentamento e egoísmo, ou intoxicada com o contato mortal de um pecado acariciado. Pela atmosfera que nos envolve, toda pessoa com quem nos comunicamos é consciente ou inconscientemente afetada” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 339).

Pode-se prosperar ou morrer, dependendo da natureza dessa atmosfera. Vamos agora considerar a atmosfera do Céu – uma atmosfera espiritual de louvor e alegria – e estudar o efeito que ela pode ter sobre a vida dos cristãos aqui e agora na Terra.

5. O que os textos a seguir dizem sobre a atmosfera do Céu? Jó 38:6, 7; Sl 103:20-22; 148:2; Lc 15:7; Ap 21:4

A atmosfera no Céu manifesta claramente alegria e louvor a Deus. Os textos acima conclamam as hostes angélicas a louvar a Deus. É uma experiência rica contemplar mentalmente esses poderosos seres de luz reunidos ao redor do trono de Deus em louvor por Seu amor, misericórdia e graça. O Céu deve ser um lugar em que reinem alegria, louvor e felicidade.

As boas-novas são que, ao aceitar a presença permanente de Cristo e do Pai em nossa vida (Jo 14:23), podemos começar a experimentar essas coisas mesmo agora. Somos chamados à ação para respirar o ar puro do Céu agora e ser cercados pela atmosfera do lar celestial enquanto completamos nossa breve estada neste mundo.

Que atmosfera cerca sua vida? Isto é, suas palavras, seu comportamento, suas atitudes refletem mais os baixios da Terra ou as promessas do Céu? O que sua resposta lhe diz sobre suas necessidades de mudar?


Sexta

Ano Bíblico: 2Cr 34–36

Estudo adicional

Leia Ellen G. White: O Maior Discurso de Cristo, p. 123-152: “Não Julgar, mas Praticar”; Caminho a Cristo, p. 67-75: “Crescimento em Cristo”; A Ciência do Bom Viver: “Higiene Geral” p. 271-276.

Deus convida Seu povo a despertar, abandonar a atmosfera glacial em que tem vivido, sacudindo energicamente as impressões e ideias que fizeram esfriar os sentimentos de amor, conservando-o numa inatividade egoísta. Convida-o a elevar-se acima do baixo nível terreno e a respirar a atmosfera luminosa do Céu” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 607).

“Aqueles em quem Cristo habita serão circundados duma atmosfera divina. Suas brancas vestes de pureza exalarão o perfume do jardim do Senhor. Seus rostos refletirão a luz do Seu semblante, iluminando o trilho para pés fatigados e prontos a tropeçar” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 135).

“Ainda que nos achemos numa atmosfera maculada e corrupta, não somos forçados a respirar suas fétidas emanações, mas podemos viver no puro ambiente do Céu. Podemos cerrar todas as portas a imaginações impuras e pensamentos profanos, erguendo-nos à presença de Deus por meio de sincera oração. Aquele cujo coração se acha aberto para receber o auxílio e a bênção de Deus há de viver numa atmosfera mais santa que a da Terra, tendo constante comunhão com o Céu” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 99).

Perguntas para reflexão

1. Qual é a qualidade geral do ar onde você vive? Se você vive no campo, provavelmente é muito boa, e você pode respirar bastante. Se mora na cidade, que desafios você enfrenta?
2. A questão da poluição do ar é muito séria. O que você pode fazer, como pessoa, mesmo em escala muito pequena, para ajudar com relação a esse problema? Quais são nossas obrigações como igreja para tentar ajudar a aliviar este problema?
3. Você conhece pessoas que sofrem algum problema de saúde devido à má qualidade do ar? Neste caso, como você pode ajudar? Por que não ajudá-las a passar algum tempo em um lugar em que o ar seja puro e fresco?
4. Leve para a classe um profissional de saúde para explicar mais detalhadamente os benefícios do ar puro.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O quociente de bondade

Sede uns para com os outros benignos. Efés. 4:32.

Centenas de profissionais acadêmicos reuniram-se para homenagear um homem que ganhara um Prêmio Nobel em Ciência. Durante as cerimônias preliminares, sua esposa esperava nos bastidores com as esposas de outros homens que também seriam homenageados. A esposa do ganhador do Prêmio Nobel não parecia muito animada. As outras mulheres quiseram saber o porquê.

"Como posso estar feliz tendo um marido como esse?" disse ela, e passou a descrever uma vida familiar patética. Imediatamente, as outras mulheres replicaram: "Ora, esta é exatamente a minha história." Todas elas tinham a mesma experiência de negligência e abuso.

Enquanto os flashes das câmeras espocavam e dignatários faziam magníficos discursos, uma história bem diferente se desenrolava nos bastidores. Aquelas que eram íntimas dos homenageados conseguiam descrever apenas uma miséria comum a todas elas. Uma coisa é ser reto. Outra coisa é ser bondoso. É possível ter um alto QI, mas um baixo QB.

QB são as iniciais de quociente de bondade. Tem que ver com nossas relações interpessoais. O sucesso na vida não é o resultado apenas de sermos inteligentes, mas de como tratamos os outros. O fator bondade faz toda a diferença.

A bondade é um dos atraentes atributos de Deus. Ele é "clemente e misericordioso, tardio em irar-Se e grande em bondade". Neem. 9:17. O salmista declara com convicção: "Mui grande é a Sua misericórdia para conosco." Sal. 117:2. A bondade busca oportunidades para fazer bem aos outros. Ela se deleita em fazer os outros felizes. Bondade não é exigir; é dar. Pense como seria a atmosfera em nosso lar se todos fôssemos um pouco mais bondosos. Pense como seria o ambiente de trabalho se fôssemos um pouco mais bondosos. Pense como seriam nossas escolas, nossas igrejas e nossas comunidades se fôssemos um pouco mais bondosos.

Bondade produz bondade. As pessoas ao nosso redor refletem as atitudes que projetamos. Elas são como espelhos que reproduzem a nossa imagem. A garotinha estava muito certa quando, antes de dormir, orou: "Senhor, ajuda todas as pessoas más a serem boas, e todas as pessoas boas a serem bondosas." Por que não pensar em alguém por quem você possa fazer um ato de bondade ainda hoje?

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Além de darwinista, Veja é “gayzista”

Se a imparcialidade é um alvo impossível para a imprensa, pelo menos a coerência e a honestidade deveriam ser esperadas dela. Ao passo que a revista Veja prega a tolerância aos homossexuais e o combate à homofobia (no que não está errada), vive atacando os criacionistas e defensores da teoria do design inteligente. Ou seja, a tal tolerância é seletiva. Veja se mostrou darwinista muitas vezes em sua trajetória editorial, agora, com a matéria de capa desta semana, deixa claro que também é “gayzista”. A matéria em questão é mais uma parte da bem orquestrada campanha para adestrar jovens a ver como normal aquilo que originalmente não deveria ser. O controvertido filósofo Júlio Severo afirma em seu site que “os adolescentes vivem um contexto social hoje onde a mídia de massa, o governo e as escolas impõem o homossexualismo como normal. Qual deveria ser o resultado? Veja falou do efeito, mas não falou das causas, nem dos causadores. Veja foi incapaz ou inepta de ver os jovens entrevistados como vítimas de propaganda. Será que devo me fazer de inocente e insinuar que Veja não sabe de nada e que Veja não tem parte nenhuma nessa propaganda?”

Severo compara: “O mesmo tipo de propaganda, quando era direcionado para favorecer o comunismo na União Soviética, produziu mais adolescentes que se assumiam comunistas e que viam o comunismo como normal. O mesmo tipo de propaganda, quando era direcionado para favorecer o nazismo na Alemanha da década de 1930, produziu mais adolescentes que se assumiam nazistas e que viam o nazismo como normal. O mesmo tipo de propaganda, que agora é direcionado para favorecer a ideologia homossexual, fará o que entre os adolescentes? Diminuição no desejo de assumir a homossexualidade?”

E ele aponta também a ironia: “Na Alemanha nazista, era moleza um adolescente se assumir nazista, mas ai dele se dissesse que era contra o nazismo! Na União Soviética, era moleza um adolescente se assumir comunista, mas ai dele se dissesse que era contra o comunismo! No Brasil socialista e esquizofrênico de Lula, é moleza um adolescente se assumir homossexual, mas ai dele se disser, na escola ou num programa de TV, que é contra o homossexualismo!”

Nessa de normalizar o anormal, já li nas páginas de Veja (e outras publicações, como a Superinteressante, por exemplo) que o adultério é normal e aceitável porque o homem foi “projetado” pela evolução para espalhar seus genes a torto e a direito. E a mulher darwinista não tem que reclamar disso, nem de seu papel de parideira. Será que daqui a algum tempo vão criar a lei da “adulteriofobia”, alegando que os “adúlteros normais” estão sendo discriminados? Eles também poderão alegar que nasceram assim e que temos que aceitá-los como são. E ainda poderão apelar para a ciência evolucionista a fim de se justificar.

Pior mesmo são as tentativas furadas de explicar evolutivamente o homossexualismo. Nenhuma convence. Sim, porque se todos fossem homossexuais, o grande imperativo da procriação estaria ameaçado.

Deus criou Adão e Eva, não Adão e João ou Eva e Maria. Na complementaridade dos diferentes é que surge “uma só carne”. Mas, como para a imprensa secular a criação é história da carochinha, “normal” é termos surgido por acaso; normal é unir côncavo com côncavo e convexo com convexo.

A tolerância ensina que devemos aceitar o diferente, o que não significa que não possamos discordar disso e manifestar educadamente nossa discordância – tanto do diferente quanto da estratégia de normalização do diferente.

Fonte: Criacionismo

terça-feira, 11 de maio de 2010

O viver é Cristo

Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Filip. 1:21.

Assim como Paulo, João Huss foi totalmente comprometido com o Senhor. Condenado a morrer na fogueira, Huss enfrentou a chamada "cerimônia de degradação", na qual dignatários da Igreja o despojaram de sua identidade como sacerdote e cristão. Primeiro, o cálice da Ceia do Senhor foi tomado de suas mãos, e os dignatários apresentaram acusações contra Huss. Ele respondeu dizendo: "Espero beber do cálice no reino de Deus." Depois, removeram suas vestes uma a uma, pronunciando, uma após outra, a respectiva maldição. Huss respondeu que estava disposto a sofrer essa vergonha em nome do Senhor.

Finalmente, recebeu uma coroa de papel. Nela, via-se a figura de três demônios brigando pela posse de uma alma, e a inscrição: "Este é um arqui-herege." Os bispos pronunciaram a última maldição: "Encomendamos sua alma ao diabo!" João Huss respondeu calmamente: "E eu a encomendo ao misericordioso Senhor Jesus Cristo." Esse corajoso homem, na verdade, estava dizendo: "Vocês podem tirar tudo de mim. Podem degradar-me publicamente, mas não podem tirar o que me é mais precioso: minha relação com o Senhor Jesus Cristo."

João Huss ecoou as palavras de Paulo. Aprisionado em Roma, Paulo escreveu a carta aos filipenses, considerada por muitos estudiosos "a epístola da alegria." Ele perdeu a liberdade, mas seu coração rejubilava. Sua reputação foi conspurcada, mas o coração estava cheio de alegria. Perderia a vida, mas, com júbilo, escreveu: "para mim, o viver é Cristo." Filip. 1:21.

Paulo continua: "Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo." Filip. 3:7 e 8. Se você foi despojado de tudo, riquezas, fama, trabalho, família, alegria e amigos, mas ainda tem Cristo, tem o suficiente.

Palo e Huss descobriram isso.Você também o pode.

sábado, 8 de maio de 2010

A fé indescritível de uma criança

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigênito, para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)



REFLEXÃO: "Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nehuma entrará nele" (Marcos 10:15)

Veja na íntegra aqui (inglês)

Meditando em Jesus

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Escolhidos por Deus

Porque, quanto ao Senhor, Seus olhos passam por toda a Terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dEle. II Crôn. 16:9.

Geeta Lall cresceu na Índia. Ficou órfã ainda criança e foi criada por um professor aposentado, batista fiel, que a levava para a escola dominical. Graças à providência de Deus, um colportor adventista alugou um quarto naquela casa e acabou se casando com a prima de Geeta. Quando explodiu a guerra hindu-muçulmana, em 1946, Geeta ficou com essa prima durante as férias escolares. Ela mesma conta a experiência:

"Um dia, um pastor adventista visitou nossa casa, e me pediram que lhe trouxesse um suco de fruta, em vez do costumeiro chá. Minha prima explicou que os adventistas não usam chá, bebidas alcoólicas, carne de porco e fumo. Curiosa, comecei a fazer perguntas ao pastor sobre suas crenças. Durante a conversa, ele falou do sábado como o verdadeiro dia de repouso. Eu lhe disse: ‘Isso pode ter sido no Antigo Testamento, mas Cristo mudou esse repouso para o domingo, o dia em que Ele ressuscitou.’

"O pastor ficou em silêncio, mas depois disse: ‘Se você encontrar um texto no Novo Testamento que declare que Cristo mudou o dia de descanso, eu me tornarei um batista.’ Mas, se eu não encontrasse o texto, estudaria a Bíblia com ele. E eu acrescentei que me tornaria adventista.

"É desnecessário dizer que não consegui encontrar o texto, embora o tivesse buscado diligentemente. Além disso, fiquei surpresa ao descobrir que o próprio Cristo foi à sinagoga no sábado.

"Os estudos bíblicos se sucederam, e fui batizada em abril de 1946, em Calcutá. Em junho, com outros estudantes, fui para o Spicer Memorial College, onde permaneci seis anos."

Os olhos do Senhor realmente percorrem a Terra. Ele vê, conhece e busca Seus filhos sinceros. Envia servos dedicados para lhes falar do Seu amor. Quando precisamos de ânimo, força e esperança, Ele está presente. Quando precisamos de inspiração, Ele está presente. Que Deus maravilhoso!

Aliens já visitam a Terra há décadas

Após Stephen Hawking afirmar que o homem deveria temer um encontro com alienígenas , o ex-Ministro da Defesa do Canadá, Paul Hellyer, disse essa semana que os aliens não somente já chegaram à Terra, mas também não oferecem perigo à humanidade.

O ex-ministro afirma não entender por que um dos mais importantes cientistas do planeta encorajaria pensamentos desta espécie já que, segundo ele, os extraterrestres teriam nos ajudado no desenvolvimento tecnológico, como em microchips e telecomunicações, conta o site TheStar . Hellyer afirmou que Hawking estaria divulgando informações equivocadas sobre um tema amplo e importantíssimo.

Paul Hellyer, que há anos fala sobre os visitantes das estrelas, declarou que extraterrestres visitam a Terra há décadas, e até mesmo milênios, contribuindo consideravelmente para o avanço das sociedades humanas. Segundo ele, microchips, fibra-ótica e telas de computadores são apenas alguns exemplos de tecnologias que tiveram origem em espaçonaves extraterrestres, informa o site indiano The Hindu.

O ex-ministro canadense tem 86 anos e começou a se interessar pelo assunto em 1967, mas, durante seu exercício, não teve quaisquer informações sobre OVNIs por parte dos militares. Mesmo assim, outras personalidades da política canadense comentam sobre a excentricidade de Hellyer e sobre como ele fala abertamente sobre alienígenas vivendo entre os humanos e sua contribuição para nosso desenvolvimento.

As opiniões tanto de Stephen Hawking quanto de Paul Hellyer são polêmicas, e cabe a cada um decidir no que acredita mas vale lembrar Hawking é membro honorário da Royal Astronomical Society, o que garante um pouco mais de crédito ao astrofísico.

Fonte: Yahoo

NOTA: Parece que, de alguma forma, os "aliens" vão mesmo aparecer por aqui para corroborar o engano final no planeta Terra... Quem viver verá...

Saiba mais: "Alienígenas já existem na Terra - afirmam cientistas da Bulgária".

Fonte: Minuto Profético

quarta-feira, 5 de maio de 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

Fé ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

A pesquisa feita nos Estados Unidos concluiu que a fé pode ajudar a reduzir sintomas como ansiedade, depressão e estresse, além de mudar hábitos como parar de beber e fumar. A discussão já chegou ao meio acadêmico. Durante 31 anos, médicos americanos acompanharam 6.500 pacientes e constataram que a fé os ajudou na prevenção de doenças do coração. “Pode variar de 25% a 35% a redução nessas taxas de mortalidade cardiovascular, mas desde que o seguimento seja longo, o seguimento de ideias seja de 15, 20, 30 anos”, explica Álvaro Avezum Júnior, cardiologista. Segundo os cardiologistas dos sete últimos estudos internacionais envolvendo crença x saúde, seis mostram que quando a pessoa exercita a espiritualidade, a chance de morrer por causa de problemas cardiovasculares diminui.

Um dos estudos avaliou quase quatro mil idosos. Os que frequentavam alguma reunião religiosa tiveram 40% na redução da taxa de pressão alta.

Os médicos dizem que a religiosidade ajuda a reduzir a produção de adrenalina e cortizol, um hormônio que está presente nos momentos de estresse e depressão, fatores de risco de doenças como infarto e derrame.

“O enfrentamento de situações estressoras, com quaisquer fatores, e um deles é a religiosidade, atenuaria e a pessoa conseguiria gerenciar melhor o problema que está na frente dela”, informa o cardiologista. [...]

A oração, a fé podem ajudar mesmo, mas os cardiologistas reforçam que o paciente que tem algum problema de saúde precisa tomar remédio direitinho e fazer exames regularmente, seguindo sempre as orientações médicas.

(Jornal Hoje)

Nota Criacionismo: Curiosamente, esse é o tema que os adventistas de todo o mundo estão estudando na Lição da Escola Sabatina desta semana. Leia mais sobre saúde aqui.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Procuram-se anti-heróis


"Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia" (I Coríntios 3:18,19)

Há alguns anos, Lance Morrow escreveu na revista “Time” que “ser famoso é, entre as ambições humanas, a mais universal. Quem, a não ser monges e freiras, se contenta com a simples atenção de Deus? Quem busca ser obscuro na vida? Em nossa sociedade, ser obscuro é ser fracassado”.

Realmente, o mundo está lotado de gente correndo pelos primeiros lugares. Já se disse que quem chega em segundo não é vice, apenas o primeiro entre perdedores. Somos seduzidos pelas luzes e holofotes feito mariposas. O Ocidente alimenta o sonho do heroísmo; a modernidade, calcada na ideia do progresso, acena que a felicidade depende de conquistas; e a espiritualidade que se difundiu no hemisfério sacraliza ideais ufanistas.

Especialistas em planejamento estratégico, gurus em autoajuda e neurolinguistas repetem a fórmula da eficiência, competência, excelência, como estradas para o sucesso. A vida se transforma em uma guerra na qual os mais fortes sobrevivem. O esforço de ser campeão cria a necessidade de suplantar os outros. Importa conquistar o pódio dos grandes ídolos. Os menos hábeis que pelejem para não serem extintos.

Será que anônimos, gente simples, que jamais ganharão um Prêmio Nobel, merecem o desprezo que sofrem? Devem ser tratados como fracassados aqueles que nunca serão manchete de jornal? A indústria do espetáculo torna difícil acreditar que muita gente leve uma vida bonita sem as luzes da ribalta.

A cosmovisão moderna foi criticada em “Crime e Castigo”, de Dostoievsk Raskólnikov, personagem principal, classifica a humanidade em seres “ordinários” e “extraordinários”. Para justificar um assassinato, ele afirma que os “ordinários” são as pessoas que vivem uma vida despretensiosa, sem grandes desdobramentos para a macro-história. Esses podem ser sacrificados pelos “extraordinários”, que são os responsáveis pela condução da história. Impressionado por Napoleão ter derramado tanto sangue e mesmo assim ter sido perdoado pela história, Raskólnikov se comporta como uma pessoa “extraordinária” e assassina duas vidas.

O mundo, entretanto, não precisa de heróis, mas de anti-heróis. Gente que ame a discrição mais que o espalhafato, que valorize a intimidade relacional mais que a superficialidade, que veja beleza na candura mais que na sofisticação e que não fuja de sua fragilidade humana. O desabafo de Fernando Pessoa em “Poema em Linha Reta” merece ser mencionado: “Quem me dera ouvir de alguém a voz humana/ Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;/ Que contasse, não uma violência, mas uma covardia!/ Não, são todos o Ideal, se os ouço e me falam./ Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?/ Ó príncipes, meus irmãos,/ Arre, estou farto de semideuses!/ Onde é que há gente no mundo?”.

O evangelho não incentiva a busca do sucesso. Jesus, discretíssimo, jamais aceitou a lógica do triunfo. Ele exerceu o seu ministério nos confins da Galileia e não em Jerusalém; escolheu pescadores rudes como discípulos; priorizou alcançar marginalizados, pobres e esquecidos. Não cedeu ao apelo de ir para Atenas, mas foi para Jerusalém morrer. A lenta transformação do cristianismo em um sistema religioso com heróis de renome, ícones aplaudidos e mitos idealizados não tem nada a ver com o projeto inicial do carpinteiro de Nazaré.

Cristianismo não é espetáculo. Nem sequer louvor significa show. Não se pode confundir profeta com animador de auditório nem evangelista com mascate. Púlpito não pode virar palco; nem sacristia, camarim. Esperança não se vende, nem milagre deve ser trampolim para a glória.

Paulo afirma em 1 Coríntios 4 que os líderes se consideram como despenseiros dos mistérios de Deus, e dos despenseiros requer-se tão-somente que sejam fiéis. Deus não premia sucesso, e sim integridade. Mulheres e homens anônimos, que trabalharam a vida inteira em asilos, comunidades indígenas, orfanatos, favelas, centros de reabilitação de alcoólicos, não malograram; pelo contrário, estes são os que a epístola aos Hebreus descreve como aqueles dos quais “o mundo não é digno”. Eles são sal da terra e luz do mundo. Nunca a fé cristã dependeu tanto desses anônimos que seguem os passos de Jesus.

REFLEXÃO: "Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel" (I Coríntios 4:1,2)

Fonte: Meditando em Jesus

domingo, 2 de maio de 2010

Desvendando o Apocalipse - Capítulo a Capítulo

Este estudo tem o objetivo de apresentar as verdades contidas no livro do Apocalipse de maneira direta e simples. Está livre de interpretações pessoais ou de alguma denominação religiosa. A Bíblia e a própria história da humanidade são as únicas fontes usadas nos textos.

Dirigida pelo advogado Mauro Braga de 54 anos, a série de estudos ora veiculada é resultado da classe bíblica iniciada na IASD Tatuapé e que hoje funciona na IASD Brooklin, todas as quartas-feiras, às 20 horas. Mauro Braga era membro da igreja do Belém e logo após o seu batismo, preocupado em evangelizar a família, decidiu se preparar para dar estudos bíblicos.

O que chama a atenção na série que resultou desta preparação, segundo o próprio palestrante, talvez seja a linguagem simples e direta com que os temas são ministrados e a forma de abordagem. Os temas abaixo estão disponíveis em áudio para download, também em formato de texto, diretamente na página do irmão e amigo Michelson Borges.

01) - Introdução ............................. (Download) (Texto)
02) - Capítulo 01............................. (Download) (Texto)
03) - Capítulo 02 - Parte 1................ (Download) (Texto)
04) - Capítulo 02 - Parte 2................ (Download) (Texto)
05) - Capítulo 03.............................. (Download) (Texto) (Texto)
06) - Capítulo 04.............................. (Download) (Texto)
07) - Capítulo 05.............................. (Download) (Texto)
08) - Capítulo 06.............................. (Download) (Texto)
09) - Capítulo 07.............................. (Download) (Texto)
10) - Capítulo 08.............................. (Download) (Texto)
11) - Capítulo 09.............................. (Download) (Texto)
12) - Capítulo 10.............................. (Download) (Texto)
13) - Capítulo 11.............................. (Download) (Texto)
14) - Capítulo 12.............................. (Download) (Texto)
15) - Capítulo 13 - Parte 1................ (Download) (Texto)
16) - Capítulo 13 - Parte 2................ (Download) (Texto)
17) - Capítulo 14.............................. (Download) (Texto)
18) - Capítulo 15.............................. (Download) (Texto)
19) - Capítulo 16.............................. (Download) (Texto)
20) - Capítulo 17.............................. (Download) (Texto)
21) - Capítulo 18.............................. (Download) (Texto)
22) - Capítulo 19.............................. (Download) (Texto)
23) - Capítulo 20.............................. (Download) (Texto)
24) - Capítulo 21.............................. (Download) (Texto)
25) - Capítulo 22.............................. (Download) (Texto)

É bom relembrar o convite à duplicação da mensagem, seja presenteando um familiar, amigo ou conhecido com um simples CD, seja "linkando" estes pela web ou email neste espaço. Assim, atenderemos ao "ide" do Mestre.

Descansem no Senhor.

Soli Deo Gloria

"Disseminai-os como as folhas no outono. Esse trabalho deverá continuar sem estorvo de pessoa alguma. Almas perecem sem Cristo. Sejam elas advertidas de Seu breve aparecimento nas nuvens do céu." (Testemunhos Seletos V3 - Pág. 235)

[Material publicado sob a autorização expressa do palestrante]

Também disponível para download, do mesmo palestrante, a série de estudos bíblicos "E conhecereis a verdade...".

Clique no link que segue para outros "Estudos Proféticos".

Fonte: Diário da Profecia.

sábado, 1 de maio de 2010

DENÚNCIA : Silas Malafaia e Morris Cerullo 900 reais

Isso aconteceu em 2009, mas vale a pena ver de novo.
Faça você mesmo o julgamento. Conheça o deus do dinheiro, onde suas vontades são realizadas pela "oferta volutária" de R$ 900,00.